Você está lendo...
Proposta de Trump ao Nafta gera apreensão em fabricantes
Notícias

Proposta de Trump ao Nafta gera apreensão em fabricantes

Segundo órgão que representa grandes fabricantes, iniciativa do presidente vai desestimular economia do país

Redação

17 de out, 2017 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito: EFE/EPA/Ilivier Douliery
Crédito:

As grandes fabricantes de automóveis estão apreensivas com a proposta do presidente Donald Trump para o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). Uma das alterações que impactaria o setor é o aumento do percentual mínimo de peças produzidas nos EUA, no Canadá e no México para evitar tarifas, de 62,5% a 85%.

Em entrevista ao jornal The Detroit News, o vice-presidente de assuntos federais da Aliança de Fabricantes de Automóveis, Jennifer Thomas, afirmou que a iniciativa poderia reduzir empregos, em vez de criar. O órgão representa Volkswagen, BMW, FCA, Ford, General Motors, entre outras fabricantes.

“Esta é uma proposta onerosa sem precedentes, especialmente com o requisito de conteúdo doméstico. Isso levará a uma diminuição da produção e dos empregos e a um aumento dos custos para os consumidores”, disse Thomas.

Publicidade


Segundo ele, muitas empresas vão acabar renunciando ao benefício do NAFTA. “Vão apenas pagar a tarifa, então veremos um deslocamento da produção para outras regiões”.

Há ainda a preocupação de que a proposta poderia estimular Canadá e México a suspender o acordo, prejudicando a capacidade de exportação das montadoras. “Com a proposta do jeito que está, é difícil imaginar como os três países podem chegar a um acordo”, pontuou Thomas.

 


VEJA TAMBÉM: 10 VEZES EM QUE AS MONTADORAS SE PROVOCARAM

Deixe sua opinião