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Renault Kwid pode ser comprado pelo celular
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Renault Kwid pode ser comprado pelo celular

Nova plataforma K-Commerce oferece venda 100% online do subcompacto Kwid

Thiago Lasco

27 de abr, 2018 · 5 minutos de leitura.

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Compra do Kwid pelo celular
Crédito:Crédito: Renault

A experiência tradicional de compra de um veículo passa pela internet apenas no momento da pesquisa do consumidor sobre os modelos disponíveis. A partir daí, é preciso dirigir-se a uma concessionária, dentro do horário comercial. E percorrer de forma presencial as demais etapas até o fechamento do negócio. Negociação, avaliação do usado e financiamento. Mas isso começa a mudar.

A Renault criou para o subcompacto Kwid uma modalidade de compra 100% online. Pela qual o interessado pode realizar todo esse processo em uma plataforma digital, sem ter de ir a uma autorizada.

Na plataforma, batizada de K-Commerce, o interessado configura a unidade desejada (versão, cor, equipamentos, tudo com o mesmo preço praticado pela rede autorizada). Depois faz uma pré-avaliação do usado a ser dado como parte do pagamento. O próximo passo é customizar o tipo de financiamento desejado (valor da entrada, prazo e valor das parcelas).

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Com a aprovação também feita virtualmente, ele escolhe a concessionária em que deseja receber o veículo. Emite o boleto para fazer o pagamento do preço do carro e acompanha por e-mail a tramitação do pedido até a entrega.

O valor atribuído ao usado é estipulado em uma pré-avaliação virtual (por meio do aplicativo AutoAvaliar). Então, se no ato da entrega for constatado que o estado de conservação do veículo não condiz com o valor que lhe foi atribuído, é emitido um segundo boleto. Nele o comprador acerta a diferença em aberto.

Durante a fase de pré-lançamento do Kwid, no início do segundo semestre do ano passado, a Renault criou um sistema de pré-venda virtual em que era possível reservar o modelo. Era pedido um sinal de R$ 1.000. Mas a partir daí o consumidor tinha de prosseguir com o processo em uma autorizada. Como o interesse do consumidor por essa modalidade entusiasmou a Renault,  o passo seguinte foi desenvolver a plataforma para venda online, em parceria com a SAP.  Na época, as vendas foram quatro vezes maiores que o previsto, declara a montadora.


Embora o lançamento oficial da plataforma tenha sido apenas hoje, a K-Commerce já estava no ar desde o dia 11 de janeiro. De lá para cá, ela já teve 1,5 milhão de acessos (70% dos quais em smartphones). E já realizou a venda de 5.106 unidades do Kwid. Desse montante, cerca de 40% das vendas foram feitas de forma totalmente virtual. Nas demais, o processo começou dentro da plataforma e foi concluído na autorizada, ou vice-versa.

Facilidade é apenas para o Kwid

A venda online é oferecida exclusivamente a pessoas físicas e, por enquanto, apenas para o Kwid. De acordo com os resultados obtidos por essa experiência, a Renault poderá ou não ampliar a venda online para outros modelos de sua gama. "O modelo tradicional de vendas sempre continuará existindo. Mas agora a plataforma digital estará presente em pelo menos algumas partes do processo", prevê o presidente da marca no Brasil, Luiz Pedrucci.

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