Você está lendo...
Renault reduz vendas de gastões para não pagar multa
Notícias

Renault reduz vendas de gastões para não pagar multa

Renault tem de conter vendas de carros gastões, como o Captur, para cumprir a meta de eficiência prevista no Programa Inovar-Auto

Hairton Ponciano Voz

09 de jun, 2017 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Renault Captur
Crédito:A Renault tem dosado o faturamento do Captur 2.0, para não correr o risco de não atingir a média de consumo e ter de pagar multa. Foto: Rodolfo Buhrer/Renault

 

A Renault teve de reduzir as vendas de seus veículos que consomem mais combustível para não ter de pagar uma pesada multa ao governo. Isso porque a empresa é uma das que aderiram ao Programa Inovar-Auto em 2012 e se comprometeram a vender automóveis no mínimo 12% mais econômicos durante um determinado período de medição.

O cálculo da redução de consumo de combustível é linear e leva em conta todos os veículos emplacados, ou seja: trata-se de uma média geral, o que inclui carros econômicos e beberrões. As fabricantes que se mantêm dentro da meta recebem incentivo fiscal. Quem não atinge, paga multa.

Publicidade


Montadoras que conseguem alcançar 15,5% de economia obtêm um ponto porcentual de desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Se a economia chegar a 18,8%, o desconto no IPI sobe para dois pontos porcentuais.

Nissan, Ford e Audi já obtiveram o bônus de um ponto porcentual, porque atingiram a meta de 15,5% de economia no período entre 2012 e 2016. Desde o início deste ano as três marcas estão recolhendo o imposto menor.

Não é o caso da Renault. Para não pagar multa, nos últimos meses a fabricante francesa vem fazendo contas diárias de suas vendas, para não ficar abaixo da meta.


A atual medição começou em outubro de 2016 e termina em setembro deste ano. A multa para não atingir os limites previstos no Inovar-Auto pode chegar a R$ 8 mil por veículo emplacado.

A Renault, que tem fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, está pagando o preço por demorar a atualizar sua linha de produtos. A empresa francesa foi uma das últimas a lançar motor 1.0 de três cilindros no Brasil - no fim do ano passado, na dupla Sandero e Logan.

Kwid. Embora o Sandero tenha bons números de vendas, a Renault precisa de um outro modelo econômico com alto volume de emplacamentos, para compensar os que gastam mais (e também a saída de linha do Clio). Esse modelo será o Kwid, que deverá chegar em julho, trazendo o mesmo três-cilindros da dupla Sandero-Logan.


Fontes do mercado garantem que o Kwid partirá de R$ 29.990, o que o colocará entre os carros mais baratos do País. Com perspectiva de bom volume de vendas, o êxito do carrinho (caso se confirme) abrirá espaço para que a Renault possa ampliar a oferta de modelos como o Captur, que tem motor 2.0 e câmbio automático de quatro marchas, uma combinação que resulta em alto consumo de combustível.

Segundo fontes da Renault, essa é a razão do fraco início de vendas do novo utilitário-esportivo da marca. O Captur foi lançado no Brasil em fevereiro, mas apenas em maio conseguiu superar a marca de 1.000 unidades emplacadas por mês (foram 1.404, praticamente o dobro das 793 vendas em abril).


Coincidentemente, em maio o Sandero também registrou bom volume de vendas (8.699 unidades), número que o deixou muito próximo do Hyundai HB20, o terceiro mais emplacado do ranking geral. Isso reforça a tese de que o bom desempenho comercial de um modelo mais econômico possibilita o faturamento de automóveis mais gastões.

Resultado direto do programa Inovar-Auto, nos últimos anos diversas fabricantes trouxeram avanços para obter maior economia de combustível. É o caso dos motores de três cilindros, da injeção direta de combustível, adoção de turbo, sistema start&stop (que desliga e religa o motor automaticamente em paradas), etc.

Audi, Ford e Nissan já tinham motores eficientes no Brasil há muito mais tempo. O 1.4 da Audi (que equipa as linhas A3 e Q3) tem injeção direta e turbo, além de start&stop. O Ford Ka foi um dos pioneiros do mercado brasileiro a vir com motor de três cilindros. A Nissan oferece tricilíndricos em sua linha de produtos à venda no País desde 2015.


Deixe sua opinião