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Saiba por que usar os faróis de dia
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Saiba por que usar os faróis de dia

Obrigatoriedade do uso das luzes em rodovias tem como objetivo gerar mais segurança viária

31 de ago, 2015 · 10 minutos de leitura.

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 Saiba por que usar os faróis de dia

A mudança na lei 9.503, que já obrigava o uso dos faróis baixos durante o dia apenas em túneis, agora exige também que os motoristas trafeguem com as luzes acesas nas rodovias. A medida de segurança já era aconselhada pelo mesmo texto, mas passará a ser obrigatória após a aprovação do Senado Federal.

A exigência dos faróis baixos na estrada, mesmo de dia, vai de encontro à regulamentação das motos no Brasil, que já são obrigadas a usar a luz o tempo todo.

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A justificativa para o uso das luzes também de dia é aumentar a segurança nas vias. Com os faróis ligados, o carro fica mais visível independentemente das condições de luminosidade. Sob sol forte, por exemplo, alguns carros podem ser ofuscados pela própria cor ou formato da carroceria. Aí os faróis acesos fazem a diferença e o veículo continua visível para quem vem no sentido contrário da via.

Em situações onde o motorista precisa contar mais com a visão periférica, as luzes acesas chamam muito mais atenção e podem evitar acidentes graves em cruzamentos ou alças de saída e entrada de diferentes pistas, por exemplo. “Em rodovias de mão dupla, o farol baixo é extremamente eficaz para identificação dos veículos no sentido contrário”, explica o diretor de segurança viária da AEA, Vilson Tolfo.

A indicação pode ser encarada como um simples “bom senso”, onde ser visível nunca é demais. E como usar os faróis não aumenta consumo de combustível ou acelera desgaste de nenhuma parte do carro, a segurança extra nas rodovias é facilmente compensada. No entanto, a recomendação (agora obrigatoriedade) é apenas para o farol baixo. A luz alta, mesmo de dia, também pode ofuscar outros motoristas.


Para Tolfo, o único senão é para as montadoras, que deverão se certificar sobre a durabilidade das luzes, que serão usadas com maior intensidade.

Entenda seus faróis.Os faróis baixos continuam obrigatórios e não usá-los é infração média passível de multa de cerca de R$ 85 e quatro pontos na carteira. A mesma punição serve para usar farol alto em condições que possam ofuscar outros motoristas. Tanto que alguns modelos possuem um sistema que automaticamente abaixa o facho quando detecta outro farol no sentido contrário. Essa tecnologia está em modelos da BMW, Lexus e no Ford Fusion vendidos no País.

As luzes de neblina, situadas abaixo dos faróis principais, por sua vez, devem ser usadas apenas na situação para a qual são destinadas. Na frente, elas iluminam por baixo da camada de neblina e facilitam a identificação de placas, faixas reflexívas e “olhos de gato”. Se as da frente não implicam em incômodo a outros motoristas quando usadas a qualquer momento, a de trás deve ter uso restrito à neblina densa.


A lanterna de neblina tem lâmpada mais forte, de mesma potência das de freio, mas por ficar acesa o tempo todo, prejudica seriamente a visão quem vai atrás. Por isso, nem sempre a máxima de “quanto mais melhor” se aplica para o uso das luzes à noite.

Além disso, a regulagem correta dos faróis faz toda a diferença na utilização. Mesmo em modelos em que há comandos internos da altura, eles só servem para compensar mudança de altura gerada por carga extra no carro (que fariam os faróis iluminarem mais alto que o comum).

Faróis muito baixos iluminam menos do que seu potencial e causam dificuldades à noite. Na cidade, com a iluminação pública, é mais difícil perceber a deficiência nos faróis, mas em estradas sem iluminação a visibilidade é bastante comprometida.


Se eles estiverem excessivamente altos, podem ofuscar outros motoristas e também prejudicar a visibilidade, já que deixam de iluminar o chão à frente e jogam luz em outros elementos da via, como árvores e postes.

Luzes diurnas. Vários carros, principalmente os europeus e americanos, trazem de série as luzes diurnas, que se acendem imediatamente quando o carro é ligado. Elas podem ter LEDs ou serem de lâmpadas comuns, com potência menor. No Canadá, elas são obrigatórias desde 1989, enquanto a Europa só regulamentou o equipamento para veículos leves em 2011. Nos Estados Unidos, as luzes diurnas não são obrigatórias, mas praticamente todos os carros as têm, por economia de escala, para atender também à exigências de outros países.

“As luzes diurnas servem apenas para a cidade, onde são mais visíveis por pedestres”, explica Vilson Tolfo, da AEA. E jamais substituem o farol baixo à noite, pois não têm potência suficiente para iluminar o caminho. Na estrada, mesmo de dia, o melhor é usar o facho baixo.


No mundo.Antes do Brasil, a Argentina já obriga todos os carros a circularem sempre com os faróis baixos acesos. Por lá, estudos mostraram que os faróis ligados poderiam reduzir em até 28% os choques frontais e em 10% os incidentes envolvendo pedestres.

Em outros países, o uso dos faróis de dia se mantém como uma indicação. No entanto, um estudo publicado pelo departamento de transporte do estado de Minnesota, nos Estados Unidos, aponta para a adoção da obrigatoriedade de se rodar com os faróis acesos também de dia, como foi feito no Brasil.


Atualizado às 16h40.

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