Você está lendo...
São Paulo tem 8.504 carros russos
Notícias

São Paulo tem 8.504 carros russos

No início dos anos 90, foram vendidos no Brasil três modelos da Lada, que ainda circulam por aqui

Redação

13 de jun, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Lada Niva carros russos
Lada Niva
Crédito:Foto: André Lessa/Estadão
Lada Niva carros russos

O clima da Copa do Mundo, que começa nesta quinta-feira (14), está tomando conta do Brasil. O jogo inicial será entre a anfitriã, Rússia, e Arábia Saudita. Você sabia que uma marca russa já vendeu veículos no Brasil? Até hoje, esses carros russos ainda circulam em nossas ruas.

De acordo com informações do Detran-SP, há registro de 8.504 carros russos no Estado de São Paulo. A capital paulista lidera o ranking de registros, com 3.825 exemplares.

Em segundo lugar, está São Bernardo do Campo (297 registros) e em terceiro, Campinas (245).

Publicidade


Carros russos no Brasil

No início dos anos 90, com a reabertura das importações, a russa Lada foi uma das marcas que vieram para o Brasil.

A Lada, na época em que a Rússia ainda era União Soviética, foi a primeira marca estrangeira a desembarcar no Brasil à época.

A empresa trouxe três carros russos ao Brasil: o jipe Niva, o hatch Samara e a linha Laika (sedã e perua). No início, de acordo com o Detran-SP, eles fizeram bastante sucesso no mercado nacional.


No entanto, ainda de acordo com o departamento, os carros russos começaram a ficar com má fama no País. Os veículos tinham problemas recorrentes; muitos Niva passaram a receber motor AP, da Volkswagen, para sobreviver.

As importações foram caindo e foram encerradas em 1995. O Lada Niva, no entanto, ganhou uma bela legião de fãs no Brasil. Por aqui, há até clube dedicado ao carro.

Detalhes sobre os carros russos

Bastante robusto, o Lada Niva tinha tração 4x4 e veio com motor 1.6 de 82 cv. O modelo traz dimensões compactas: são apenas 3,72 metros de comprimento, apenas 12 cm a mais que o Fiat 500, por exemplo.


O Niva existe até hoje; a Renault é uma das acionistas da Lada.

O Laika, por sua vez, foi produzido até 2012. O modelo tinha base do Fiat 124. Em outros mercados, recebeu o nome de Riva.

Por fim, a lista de carros russos no Brasil tem o hatch Samara. Ele veio com carrocerias de duas ou quatro portas. Os motores eram 1.3 (65 cv) ou 1.5 (72 cv).


Deixe sua opinião