Sistema impede conversões na contramão

Nova tecnologia da sistemista alemã ZF impede carro de virar na contramão

Wrong-Way Inhibit previne conversão na contramão
Fim da contramão Wrong-Way Inhibit usa câmeras, radares e mapas de alta precisão

A ZF vai mostrar no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro, uma tecnologia que previne conversões de veículos na contramão. O sistema foi batizado de “Wrong-Way Inhibit” – ainda sem previsão de estreia em modelos feitos em série.

O sistema, como a maioria dos que dão autonomia ao veículo, usa câmera, sensores e radares. Ele começa a atuar quando o motorista indica com a seta e um leve movimento do volante que vai entrar em uma via em sentido contrário ao do fluxo.

Nesse momento, o recurso emite sinais de alerta sonoros e no painel do carro. Além disso, transmite vibração ao cinto de segurança.

Além disso, o volante oferece resistência maior ao ser virado. Se ainda assim o motorista fizer a conversão, o sistema estaciona o veículo na lateral da pista.

Para isso, inicialmente ele reduz a velocidade e, depois, aciona a capacidade total dos freios. Em seguida, são acionados os faróis noturnos e o pisca-alerta, para alertar os motorista que estão circulando no sentido correto.

Apenas se houver espaço para manobra ou se a marcha à ré for engatada é que o sistema permite ao motorista sair da área de perigo, dirigindo pela margem da pista.

Para saber se está no caminho correto, o Wrong-Way Inhibit usa mapas de alta precisão. Além disso, utiliza a câmera frontal do veículo, capaz de ler placas e sinais na pista.

 

Tecnologia está no protótipo Vision Zero, da ZF
Tecnologia está no protótipo Vision Zero, da ZF

 

 

Zero acidentes. O sistema é um dos que integram o protótipo Vision Zero, que, no fim do mês passado, foi mostrado pela montadora. Trata-se de um Volkswagen Touran equipado com diversos recursos ainda inéditos em modelos de série.

De acordo com informações da ZF, o Vision Zero tem o objetivo de propor um futuro com “zero acidentes” e “zero emissões de poluentes”. Para isso, ele traz também novas tecnologias elétricas.

VIAGEM FEITA A CONVITE DA ZF


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Ofertas Carros 0km

Ofertas com condições especiais


Notícias relacionadas