A Strada, que por anos liderou com folgas o segmento de picapes, está perdendo espaço. No mês passado, o modelo já havia perdido a liderança da categoria para a Toro.
O novo modelo da Fiat, bem mais caro que o veterano, conseguiu fechar o primeiro semestre na frente. Agora, a situação deve ficar ainda pior para a ex-líder. De 1º a 27 de julho, a Strada aparece atrás também da Saveiro no ranking de vendas.
Strada e Saveiro são rivais históricas. O modelo da Fiat, no entanto, sempre esteve à frente do da Volkswagen em vendas. Isso porque foi o primeiro a trazer cabine dupla e terceira porta, entre outras inovações.
Porém, a Saveiro é uma picape mais bem construída que a Strada. E, embora tenha saído atrás em inovações, a picape da Volkswagen parece agora estar ganhando mais reconhecimento do público por suas qualidades.
NÚMEROS
Faltando dois dias de emplacamentos para o fechamento de julho (28 e 31, já que esse serviço não é realizado durante os fins de semana), a Saveiro tem 3.423 unidades vendidas. Com esse número, é segunda colocada no ranking de picapes, atrás da Toro (4.622).
A Strada, no mesmo período, registrou 3.067 unidades vendidas. Com esse número, é praticamente impossível alcançar a Saveiro até o fim do mês.
A picape da Volkswagen, aliás, vem aparecendo na frente da Strada desde o início do mês de julho. O modelo da Fiat, porém, deverá garantir tranquilamente a terceira posição entre as picapes.
Isso porque a quarta colocada, Hilux, tem 2.720 unidades vendidas. A S10, que ocupa o quinto lugar, soma 2.339 emplacamentos.
DESINTERESSE
O público já vem se mostrando desinteressado na Strada há algum tempo. Neste ano, seus emplacamentos estão sendo impulsionados pelas vendas diretas.
Essa modalidade consiste na venda da montadora diretamente para frotas de empresas ou taxistas, por exemplo. Há bom desconto, e um bom contrato, no geral, vale mais que o real interesse pelo produto.
No primeiro semestre de 2017, 88% dos exemplares emplacados da Strada foram vendidos no atacado. No ranking de vendas do varejo (da concessionária para o consumidor), o modelo é apenas o sexto colocado do segmento.
VEJA TAMBÉM: CARROS COM OS QUAIS NINGUÉM SE IMPORTA
1/10
Nissan Frontier
Há carros pelos quais ninguém parece se interessar. Alguns vendem mal. Outros até vão bem no mercado, mas não causam nenhuma repercussão em redes sociais, por exemplo, ou em "conversas de boteco". Da maioria, ninguém se lembra. Em resumo: eles não são sonho de consumo de ninguém. A Frontier é um desses modelos: há quem queira uma Hilux, uma S10, até uma Ranger. A picape da Nissan, porém, dificilmente é alvo do desejo mesmo dos fãs do segmento. Ela gera ainda menos entusiasmo que a Amarok.
2/10
Peugeot 408
É um carro bom, com uma das melhores mecânicas do segmento. Tem também ótimo custo-benefício. Porém, nunca vendeu bem, e nunca despertou o desejo do consumidor brasileiro.
3/10
Ford Fiesta Sedan
Você sabia que a Ford parou, durante alguns meses, de trazer o Fiesta Sedan do México? Pois é: você não é o único. A marca deixou de oferecer o carro no Brasil e quase ninguém nem percebeu. Por quê? Provavelmente porque ninguém se importa. Em tempo: ele acaba de voltar ao mercado.
4/10
Renault Symbol
Não fez sucesso, não empolgou o consumidor e teve pouquíssimos anos de mercado, tamanho o fracasso. E hoje, ainda alguém se lembra que o Symbol existiu? Aliás, alguém viu algum exemplar do carro nas ruas nos últimos tempos?
5/10
Modelos da Mini
Muita gente sonha com um Mini na garagem. Muita gente diz isso, pelo menos. Para um modelo importado e com preço alto, ele até vende bem. Porém, não é dos mais populares no mundo digital. Sempre que falamos sobre os carros da Mini em nossas redes sociais, em qualquer tipo de reportagem (de avaliação à história), ninguém se importa. Ninguém comenta, ninguém pergunta, ninguém diz nada. As pessoas os ignoram. Nós, porém, adoramos esses carrinhos!
6/10
Citroën C4 Lounge
Aqui, o caso é o mesmo do Peugeot 408, com a diferença de que o Citroën é bem mais moderno que o concorrente. Ao menos, ele vende mais que o Peugeot. Porém, não causa comoção.
7/10
JAC J6
Quando você viu uma J6 na rua pela última vez? E em qual ocasião você ouviu falar dela? O segmento hoje tem poucos representantes e, ainda assim, ninguém se importa com a minivan da JAC.
8/10
Nissan Tiida
Você se lembra dele? O hatch até foi bem em vendas quando ainda era oferecido no Brasil. Hoje, não se escuta mais ninguém falando do Tiida, que é também um carro muito difícil de encontrar nas ruas.
9/10
Peugeot Hoggar
Caso semelhante ao do Symbol: não fez sucesso, não teve muitos anos de mercado e desapareceu das ruas.
10/10
Renault Fluence
Não empolga o consumidor pelo estilo, nem pela mecânica, nem pela tecnologia. É um carro do qual as pessoas dificilmente se lembram.