Ter um dos carrões que estrelou algum filme da franquia “Velozes e Furiosos” seria sensacional, ainda mais se o modelo em questão fosse o emblemático Toyota Supra do personagem Brian O’Connor, de Paul Walker. Pois bem, o japonês está à venda.
O Toyota Supra 1993, que no filme deixa de ser um pedaço de metal retorcido para voltar à vida e ganhar as ruas com o personagem na cena final do primeiro filme, vai a leilão em Indianápolis, entre os dias 12 e 17 de maio, bem entre as duas provas da Fórmula Indy na cidade.
A expectativa é que o valor do arremate fique entre R$ 430 mil e R$ 580 mil. Mas para quem esperava um “carro de dez segundos”, como na película, é melhor se aquietar. O modelo a ser leiloado tem motor seis-cilindros em linha de 3 litros que gera 220 cv acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Ou seja, não chega a ser assim tão veloz e furioso.
Preparado na oficina The Shark Shop, em El Segundo, na Califórnia, o Supra recebeu santantônio, kit de carroceria, suspensão reforçada, volante da Sparco, mostradores profissionais, pneus Yokohama, faróis de neblina e tem até os tubos de nitro (NOZ) que dariam ao carro potência extra, mas apenas como um enfeite, pois estão desconectados.
O Toyota Supra teve três gerações, sendo que a do carro do filme é a última e foi produzida de 1992 até 2001. Além da especificação do carro que será leiloado, que é a mais básica, o comprador podia contar com outras duas. Uma biturbo que extraía 280 cv do mesmo motor e outra, para exportação, que com turbinas menores e maiores bicos de injeção chegava a 320 cv. Havia também câmbio manual de seis marchas como opcional.
BÔNUS: Veja os dez carros mais marcantes de Velozes e Furiosos
1/10
Mitsubishi Eclipse
Tudo começa com um Mitsubishi Eclipse de segunda geração na cor verde. O carro estrelou o primeiro filme da franquia dirigido por Brian O"Conner (Paul Walker), mas teve vida curta, sendo destruído por uma explosão ao final de sua primeira corrida.
2/10
Dodge Charger R/T 1970
Força bruta. Poucos carros combinariam tanto com o personagem Dominic Toretto (Vin Diesel) quanto um Dodge Charger R/T de 1970. O modelo, que passou por modificações especialmente no motor, despertava medo em Toretto. Foi utilizado na última cena do primeiro filme e, mesmo destruído, garantiu sua aparição em mais duas edições da série.
3/10
Toyota Supra
O carro de "dez segundos" do primeiro filme foi de sucata a modelo mais rápido do longa. O Toyota Supra é o carro dirigido por Brian O"Conner na porção final da trama, tendo como momentos mais icônicos a disputa com uma Ferrari, o resgate da equipe de Toretto e, por fim, a corrida contra o Charger R/T.
4/10
Honda Civic Coupé
Certamente um dos carros mais discretos que apareceram nos filmes da franquia. A razão disso era a sua função: servir de transporte para a gangue de Toretto roubar carga de caminhões. Quem não lembra de um exemplar desses passando por baixo do reboque de uma carreta?
5/10
Nissan Skyline GT-R R34
Um verdadeiro ícone sobre rodas, o Nissan Skyline GT-R da geração R34 aparece no início do segundo filme da franquia. Ao volante, Brian O"Conner. Logo nas sequências iniciais o veículo é atingido por uma arma de eletricidade durante uma perseguição policial. O GT-R voltaria a aparecer no quarto filme da franquia.
6/10
Mitsubishi Lancer Evolution VII
Mais um modelo pilotado por Brian O"Conner, dessa vez durante uma "entrevista de emprego" no segundo filme. A corrida, realizada em uma autoestrada dos Estados Unidos, envolve diversos esportivos. Após o evento, o carro é retomado pela polícia, que o havia montado.
7/10
Ford Mustang Fastback 1968
A tração traseira de um muscle car icônico como o Mustang somada às tortuosas estradas das montanhas do Japão dão vida à sequência final de "Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio". Ao volante, o norte-americano expatriado Sean Boswel (Lucas Black) enfrenta seu arquirrival japonês em uma disputa de drift.
8/10
Ford Escort MKI
Esse bravo exemplar de carro de rali apareceu no último filme da franquia. E, mostrando que tamanho não é documento, ele participa de uma cena de perseguição que envolve até um tanque de guerra. É pilotado por Brian O"Conner, que utiliza o carro para para o tanque de uma maneira muito curiosa.
9/10
Flip Car
Certamente um dos carros mais curiosos a aparecer em um filme da série "Velozes e Furiosos", o "Flip Car" é um carro de três assentos, usado para tombar carros que apareçam no caminho. Sua dianteira tem uma rampa que permite a façanha. É utilizado por membros da gangue de Owen Shaw (Luke Evans) no último episódio da franquia.
10/10
Ducati Monster 1100 Evo
Ok, não é um carro. Mas é uma das motos mais poderosas do mundo e aparece no último filme da franquia. Pilotada por Gisele Harabo (Gal Gadot), a moto não tem um destino dos melhores: é totalmente destruída em uma perseguição, após sua piloto pular em um jipe.