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Tira-dúvidas do leitor: é zero-km mesmo?
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Tira-dúvidas do leitor: é zero-km mesmo?

Leitora quer saber quantos quilômetros um carro comprado zero deve ter marcado no hodômetro

20 de mar, 2016 · 4 minutos de leitura.

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 Tira-dúvidas do leitor: é zero-km mesmo?

Comprei um carro novo em janeiro deste ano, mas no documento consta ano 2015, modelo 2016. Além disso, notei que já havia alguns quilômetros rodados no hodômetro. Isso é normal? No máximo quantos quilômetros um carro comprado zero deve ter? Caso ele já tenha rodado demais, há algo a se fazer na hora da retirada do veículo?

ELAINE SANTIAGO, por e-mail

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RESPOSTA: É comum restarem unidades produzidas no ano anterior no estoque das concessionárias. Elas, no entanto, costumam ser idênticas às fabricadas no início do ano seguinte.Em geral, o que é levado em consideração (mesmo no mercado de usados) é o modelo que, no caso, já é 2016. Isso ocorre porque as montadoras costumam introduzir novidades na gama, e para diferenciar os carros com as mudanças, adiantam o modelo do ano seguinte. Além disso, são raras modificações dentro de um mesmo ano/modelo.

Em relação à quilometragem do carro chamado de zero, é também comum que ele não seja exatamente “zero”. Manobras entre o pátio da montadora, caminhão cegonha e a concessionária e testes ao sair da linha de montagem acumulam alguns quilômetros no hodômetro do carro. Não há legislação que determine uma rodagem máxima neste caso, mas especialistas apontam até 20 quilômetros como razoável. Em modelos importados, a tolerância é maior, pois ainda há movimentação nos navios de transporte, que são verdadeiros “labirintos”.

Se o cliente achar a quilometragem do veículo comprado zero excessiva, pode abrir reclamação nos órgãos de proteção ao consumidor e pedir que a concessionária comprove por que foi necessário rodar com o carro antes da entrega.
Na hora de retirar o veículo da concessionária, vale observar também seu estado geral, para que outros detalhes não se tornem problemas futuros.


Observe bem o estado da pintura, assim como o alinhamento das peças da carroceria. Qualquer defeito aparente pode indicar que o carro sofreu algum dano durante a movimentação anterior à entrega.

Quer tirar sua dúvida? Escreva para nós: jcarro@estadao.com


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