Você está lendo...
Toyota vai financiar projeto de carro voador criado por seus funcionários
Notícias

Toyota vai financiar projeto de carro voador criado por seus funcionários

Equipe desenvolvedora quer usar o SkyDrive na abertura da Olimpíada de 2020, que será realizada em Tóquio

Redação

17 de mai, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito:Foto: Toyota

A Toyota anunciou que irá investir US$ 375 mil em um projeto de carro voador que vem sendo desenvolvido voluntariamente por seus funcionários desde 2012. A ideia, que à primeira vista parece futurista e longínqua, deve sair do papel – e também do chão – em 2020, de acordo com seus desenvolvedores.

A equipe, chamada de Cartivator (uma brincadeira com as palavras “carro” e “cultivador”, em inglês), é formada por 30 trabalhadores da montadora. Pelos últimos cinco anos, o projeto recebeu um financiamento coletivo online e só agora conseguiu conquistar o apoio da Toyota.

Em entrevista ao Nikkei Asian Review, o diretor-executivo da montadora, Takeshi Uchiyamada, disse que um projeto não avança se a empresa decide investir só quando a tecnologia está pronta. Por isso, Uchiyamada liberou a verba para o grupo.

Publicidade


O SkyDrive, como será chamado, terá uma velocidade máxima de 100 quilômetros por hora a 10 metros de altura e de 150 km/h quando estiver no solo. Em julho, a equipe desenvolvedora irá testar um modelo com 20% do tamanho original controlado remotamente. O objetivo é usar o carro para acender a tocha olímpica nos Jogos de 2020, que serão realizados em Tóquio. “Nosso objetivo é criar um mundo onde qualquer pessoa possa voar no céu a qualquer hora, até 2050”, diz o site dos desenvolvedores.

Com o SkyDrive, a Toyota entra na corrida pelo desenvolvimento do primeiro carro voador do mundo. A Kitty Hawk, startup americana financiada pelo cofundador da Google, Larry Page, já trabalha em seu modelo, o Flyer. A francesa Airbus, que fabrica aeronaves, planeja os testes em seu projeto ainda para este ano. Já a Uber anunciou em abril que irá lançar serviços de táxis voadores.

Deixe sua opinião