Você está lendo...
Veja como extrair o melhor do som do seu carro
Notícias

Veja como extrair o melhor do som do seu carro

Medidas simples podem melhorar a vida a bordo e facilitar o dia a dia com tecnologia e conectividade

21 de mar, 2017 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

 Veja como extrair o melhor do som do seu carro

Um sistema de som no carro, por mais simples que possa ser, é um alento e tanto para quem passa horas ao volante todos os dias. Por isso, saber extrair o melhor de cada aparelho vai tornar a viagem ainda melhor, tanto na qualidade do som, que pode ser aprimorada com alguns ajustes, quanto pela fonte de música, que pode vir de pen-drives, celulares e até mesmo o bom e velho rádio FM. Vale a pena "fuçar" o som para encontrar o melhor ajuste.

A configuração padrão de som dos aparelhos vai agradar a maioria dos ocupantes, mas é possível alterar alguns parâmetros e corrigir a forma como o sistema distribui o som dentro do carro. É possível, por exemplo, jogar o som para outro lado do carro e diminuir o volume em áreas mais próximas do motorista. Outro problema comum é o som alto demais no banco traseiro, mesmo em volumes moderados, o que acaba dificultando uma conversa na cabine. Isso pode ser resolvido com o ajuste de balanço, onde é possível acertar para onde o som será direcionado.

Publicidade


Também é possível extrair o máximo de qualidade das caixas e amplificadores mudando a intensidade de cada frequência de som. Especialistas indicam fazer esse ajuste com calma, até mesmo pela manhã, quando os ouvidos estão mais descansados. Além disso, é bom usar uma mídia de melhor qualidade para configurar o som, como um CD. Os formatos digitais tendem a ser muito inferiores. Ajuste frequência por frequência, das mais graves às agudas, até achar o ponto que mais agrade aos ouvidos.

O CD, aliás, já começou a sumir de alguns aparelhos de som. Modelos como Chevrolet Onix e Peugeot 208 já não têm leitor ótico em suas centrais multimídia. Reproduzir música nelas, só por meio digital, e com a ascensão dos serviços de streamming, o melhor meio de tocar música no som do carro é pelo celular, com conexão por cabo ou Bluetooth - que precisa ser configurado.

O procedimento para parear um smartphone ou tablet no som do carro é simples e padrão para todos os modelos, mesmo que a interface mude e possa confundir o usuário. O ícone de um telefone ou as configurações do sistema levarão às opções de conexão Bluetooth, que podem ser feitas do som para o celular ou o contrário.


No primeiro caso, é possível encontrar o telefone pelo sistema do carro. Basta confirmar no aparelho a conexão, digitar uma senha padrão informada pelo multimídia e o pareamento será feito. No segundo, o usuário acessa as configurações de Bluetooth do smartphone e encontra o sistema na lista. A confirmação é feita no som do carro e ambos estarão conectados e a partir daí, os ocupantes poderão ouvir músicas de dispositivos móveis, tanto arquivos guardados quanto de aplicativos de streaming, como Spotify e Deezer.

Android Auto e CarPlay. Outro item que está começando a se popularizar é o suporte às plataformas Android Auto e CarPlay, da Apple. Elas substituem as interfaces originais dos sistemas multimídias por uma padrão, desenvolvida pelas duas gigantes da tecnologia. Elas espelham o conteúdo de alguns aplicativos diretamente na tela da central multimídia para que o usuário tenha mais segurança ao volante, já que não poderá mexer no celular com o carro em movimento.


A conexão é feita por cabo, o que ainda recarrega o dispositivo, no entanto, o celular fica bloqueado enquanto a plataforma está em uso, o que impede por completo o uso de outras funções que não estão no Android Auto ou no CarPlay. Isso significa que aplicativos de mensagem ou o popular Waze não poderão ser usados em momento algum.

Streaming. Os tempos de baixar música pela internet estão ficando de vez no passado com os sistemas de streaming, onde o usuário ouve músicas diretamente da internet no dispositivo móvel. Seu uso é gratuito, mas com algumas limitações. No Spotify, por exemplo, o usuário precisará pagar R$ 16,90 por mês para poder ouvir as músicas off-line ou mesmo avançar de faixa numa playlist. De graça, apenas ouvi-las em modo aleatório e usando o plano de dados. No Deezer, o esquema é o mesmo, mas o custo mensal é de R$ 14,90. Há ainda opções da própria Google, com o Play Music, e da Apple, que oferece o Apple Music.


Deixe sua opinião