Vem aí o pneu que ‘cicatriza’ sozinho

Cientistas de Harvard (EUA) criam borracha com fibras que permanecem conectadas mesmo após sofrer punção

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram uma solução que promete tirar os motoristas do sufoco no futuro. Trata-se de um tipo de borracha que dará ao pneu a capacidade de “cicatrizar” sozinho.

A novidade é um passo adiante em relação às técnicas já conhecidas, que usam materiais que dependem da água para se “regenerar”.

A borracha convencional é feita de polímeros conectados por ligações que não podem ser refeitas quando são partidas. Para contornar esse desafio, os pesquisadores desenvolveram uma espécie de borracha híbrida, com polímeros ligados por uma espécie de “corda” molecular.

O resultado é um material ao mesmo tempo forte e flexível, que quando submetido a uma punção não fura, já que seus fios fibrosos permanecem conectados.

A universidade requereu a patente dessa tecnologia, que pode ter muitos usos no setor automotivo. Um deles é justamente em pneus – que não precisariam ser substituídos imediatamente, já que cicatrizariam enquanto o motorista continuaria seu trajeto.


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Ofertas Carros 0km

Ofertas com condições especiais


Notícias relacionadas