Lançado para brigar com os líderes do mercado, Onix e HB20, o Fiat Argo por enquanto não está indo bem. Na primeira quinzena de julho, as vendas do Argo totalizaram 1.602 unidades.
Com esse número, ele foi apenas o 19º modelo mais vendido do Brasil. Enquanto isso, o Onix manteve a primeira posição, com 7.085 emplacamentos. O segundo colocado, HB20, teve 4.217 unidades vendidas.
Publicidade
LINHA FIAT
Nem mesmo na própria gama o Argo conseguiu a liderança. Na primeira quinzena de julho, ele foi apenas o quarto modelo mais vendido da Fiat.
À frente do novo hatch apareceram a Toro, com 2.736 unidades vendidas, o Mobi (2009) e a Strada (1.671).
O Argo, no entanto, conseguiu ficar à frente do Uno. O modelo veterano teve 1.492 emplacamentos, e foi o 20º mais vendido na primeira quinzena.
EVOLUÇÃO DO ARGO
Após um primeiro mês de vendas “morno”, a Fiat informou que apenas em julho o desempenho do Argo poderia ser avaliado. Isso porque, na primeira metade de junho, ainda não estavam disponíveis todas as versões do carro nas concessionárias.
Além disso, somente neste mês estreou a campanha publicitária do novo carro.
Apesar do desempenho ruim nos quinze primeiros dias, pode haver reação na segunda metade do mês. As vendas diretas, feitas da montadora para empresa e taxistas, entre outras categorias, podem ajudar o Argo.
Isso porque a Fiat é forte em vendas no atacado. Considerando apenas essa categoria de vendas, a montadora é líder de emplacamentos.
VEJA TAMBÉM: 5 RAZÕES PARA COMPRAR O ARGO. E CINCO PARA NÃO COMPRAR
1/10
Para comprar: estilo
O Argo agrada pelo visual, e não importa o ângulo em que ele esteja sendo observado. Às vezes lembra o Tipo (principalmente quando visto de frente); às vezes se assemelha ao Gol (por causa da coluna traseira). Mas o fato é que o hatch, cujo estilo foi desenvolvido no Brasil, é bem atraente.
2/10
Para comprar: equipamentos
O sistema start&stop é item de série até na versão Drive 1.0 (a foto é da versão HGT). Além disso, o modelo básico vem com Isofix (para fixação de cadeira infantil), direção elétrica, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança retráteis de três pontos para todos os ocupantes, travas e vidros dianteiros elétricos.
3/10
Para comprar: acabamento
O revestimento de painel e laterais é feito de material rígido, mas a textura é agradável ao toque e aos olhos. Dependendo da versão, a faixa que atravessa o painel é acetinada no tom vermelho (HGT) ou cinza (Drive e Precision).
4/10
Para comprar: dirigibilidade
Graças ao bom acerto de suspensão, o Argo apresenta pouca inclinação da carroceria em curvas. A direção elétrica também mostrou precisão, e o motor 1.8 responde muito bem.
5/10
Para comprar: desempenho
A Fiat ainda não lançou o Argo 1.0, mas os carros que dirigimos (1.8 e 1.3) não desapontam. O 1.8 de 139 cv é o mesmo da picape Toro e do Jeep Renegade. Num hatch de 4 metros e relativamente leve, ele dá conta do recado com facilidade. O 1.3 (109 cv) também dá boa agilidade ao carro, principalmente no uso urbano.
6/10
Para não comprar: preço do 1.0
O Argo mais barato, versão Drive 1.0 com câmbio manual, sai por R$ 46.800. Completo, salta para R$ 51.190. Nesse caso, ele vem com central multimídia de 7" sensível ao toque, volante com comandos de som e telefone, câmera de ré com sensores de obstáculos e vidros elétricos também atrás, entre outros itens.
7/10
Para não comprar: falta de cuidado nos detalhes
Ao se abrir o porta-luvas, a tampa despenca de uma vez, sem aquele efeito de "câmera lenta" tão comum hoje em dia.
8/10
Para não comprar: muitos 'botões sem função'
No canto esquerdo do painel, em volta do botão dos faróis auxiliares, parece que há diversas teclas sem função. Mas é apenas um recurso de estilo que não teve muito bom resultado, já que nada ali é de apertar. Fica a impressão de que são chaves de "reserva" para equipamentos que o Argo não tem.
9/10
Para não comprar: ajuste da coluna de direção
A coluna de direção é regulável somente em altura, e não em profundidade. Além disso, o ajuste de altura do banco do motorista é feito por uma alavanca muito fina. E há uma curiosidade: no modelo com air bag lateral, a alavanca fica do lado direito. Sem a bolsa, o comando está do lado esquerdo.
10/10
Para não comprar: apoio de mão sem mola
Os apoios de mão não têm mola para amortecer o retorno, o que suavizaria o movimento quando se solta a alça. Sem elas, a peça volta de uma vez, dando um baque seco no teto.