Você está lendo...
Volkswagen prepara carro de corrida elétrico para quebrar recorde de velocidade
Notícias

Volkswagen prepara carro de corrida elétrico para quebrar recorde de velocidade

Carro de corrida elétrico da Volkswagen está sendo desenvolvido para estabelecer novo recorde na prova de Pikes Peak, nos EUA

Redação

21 de out, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Carro de corrida elétrico da Volkswagen
Crédito:Protótipo de corrida elétrico da Volkswagen está em desenvolvimento, e tem estreia marcada para a metade do ano que vem, na mais tradicional prova de subida de montanha do mundo, nos EUA. Foto: Volkswagen

A Volkswagen está desenvolvendo um carro de corrida elétrico para disputar a mais famosa prova de subida de montanha do mundo. O protótipo de tração integral deverá participar da corrida Pikes Peak, no Colorado, Estados Unidos, em junho do ano que vem.

O objetivo é estabelecer um novo recorde para carros elétricos, na prova que termina no alto da montanha, a 4.300 metros de altitude.

A empresa informa que o projeto é parte do processo de transformação da Volkswagen. A montadora planeja ser a líder no campo de veículos elétricos. Até 2025, a empresa anunciou que deverá oferecer 23 modelos totalmente novos, movidos a eletricidade.

Publicidade


“A prova de subida de montanha em Pikes Peak impõe um enorme desafio, e é o local ideal para testarmos a capacidade das novas tecnologias”, disse o responsável pelo time que está à frente do desenvolvimento do projeto, Frank Welsch.

Segundo ele, o modelo – que ainda não tem nome – será equipado com um inovador sistema de bateria e de propulsão, sem, no entanto, entrar em detalhes sobre as novidades.

O protótipo está sendo desenvolvido pela Volkswagen Motorsport, em cooperação com o departamento técnico da matriz, em Wolfsburg, na Alemanha.


“A corrida em Pikes Peak é um novo começo para nós. Pela primeira vez, estamos desenvolvendo um carro de corrida elétrico”, afirma o diretor da divisão Volkswagen Motorsport, Sven Smeets: “O projeto é também importante para nossa nova orientação no campo de competição. Nosso time está literalmente ‘eletrificado’ na nova missão”.

A subida de montanha em Pikes Peak, também conhecida como “A corrida para as nuvens”, é disputada desde 1916, na região das Montanhas Rochosas, no Colorado. A prova tem 20 quilômetros, e sobe 1.440 metros, até alcançar o topo, a 4.300 metros acima do nível do mar.

O recorde atual na classe de protótipos elétricos é de 8m57s118, e foi estabelecido pelo norte-americano Rhys Millen, no ano passado.


Enquanto esperamos a tentativa da Volkswagen, vocês podem ver a subida realizada pelo piloto Ken Block, com um nada elétrico Ford Mustang, muito pelo contrário:

Deixe sua opinião