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Volvo lança versão híbrida do XC90 no Brasil
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Volvo lança versão híbrida do XC90 no Brasil

XC90 T8 tem motor 2.0 turbo e um elétrico que juntos rendem 407 cv combinados; tabela parte de R$ 456.950

13 de mar, 2017 · 6 minutos de leitura.

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 Volvo lança versão híbrida do XC90 no Brasil
T8 vem com motor elétrico e bateria que pode ser recarregada na tomada

A Volvo acaba de completar a gama do XC90 no Brasil com a nova versão T8, híbrida plug-in, que também pode ser recarregada na tomada. Pouco depois da versão a diesel, chega o modelo equipado com o mesmo motor 2.0 sobrealimentado da versão de entrada T6, mas com um segundo motor elétrico no eixo traseiro, que eleva a potência total de 320 cv para 407 cv no XC90 topo de linha. A tabela do T8 parte de R$ 456.950 na versão Inscription. A mais cara, Excellence, custa R$ 519.950.

A variante mais em conta é idêntica às Inscription T6 e D5, a gasolina e diesel respectivamente. As poucas diferenças estão no interior, onde a alavanca de câmbio não tem ligação mecânica com a transmissão e é feita de um elegante cristal. Além disso, os XC90 híbridos trazidos ao País têm apenas cinco lugares, ante os sete das demais variantes. Em outros mercados, o modelo também é vendido com sete assentos. As baterias vão no centro da plataforma, sob o console central. Ainda assim, o modelo mantém o ótimo acabamento e a enorme tela central que comanda praticamente todas as funções do carro.

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A Excellence de topo concentra as maiores novidades. Atrás há dois assentos individuais, iguais aos dianteiros, com ajustes elétricos e massageadores embutidos. Entre os bancos, um console elevado tem comandos do ar-condicionado e porta-copos capazes de levar duas taças de cristal que acompanham o carro. Na parte de trás, uma geladeira pode levar garrafas de bebidas. Há até uma divisória plástica que separa o volume do porta-malas do restante do carro, para melhorar o isolamento acústico, todo retrabalhado no Excellence. O modelo ainda tem mais espaço para quem vai atrás, já que as duas poltronas são instaladas cinco centímetros mais atrás do que a segunda fileira tradicional de bancos e ainda podem ser mais recuadas, abrindo um vão para pernas até 10 cm maior que nas outras versões.

O senão é a falta de um sistema de entretenimento próprio para os bancos de trás. Há apenas suportes para tablets atrás dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros. No entanto, o modo traz todo o arsenal tecnológico das demais versões, incluindo o sistema semi-autonomo capaz de conduzir o Volvo até os 130 km/h e frenar automáticamente se detectar pedestres e até animais de grande porte.

O XC90 T8 tem três modos de condução. Um prioriza o uso das baterias e consegue levar o XC90 por cerca de 35 quilômetros apenas usando o motor elétrico de 87 cv e 25 mkgf. O modo híbrido permite que o propulsor a gasolina entre mais vezes em funcionamento enquanto o modo Sport deixa os dois motores a postos para entregar todos os 407 cv sempre que solicitados. O câmbio é automático de oito marchas.


Apenas com o motor elétrico o modelo pode rodar a velocidades de até 125 km/h de acordo com a carga das baterias, que podem ser recarregadas com o movimento do carro ou em tomadas comuns. Segundo a marca, a carga total pode ser atingida em até seis horas em tomadas de 220v, dependendo da amperagem. De acordo com o Inmetro, o consumo urbano do modelo chega aos 15,3 km/l na cidade e 15,8 km/l em ciclo rodoviário, marcas conseguidas com o modo híbrido de condução.



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