Veja como é acelerar o V8 de corrida da Stock Car

Aceleramos o Stock Car da Cimed Racing com motor V8 no Autódromo do Velopark, no Rio Grande do Sul

stock car
Cimed Racing V8 Crédito: Cimed Racing

O convite era irrecusável: fazer parte do primeiro grupo de jornalistas a pilotar um Stock Car na fase moderna da competição. O modelo, da Cimed Racing, seria guiado no autódromo do Velopark, em Santa Rita, no Rio Grande do Sul. Com apenas 2.278 metros de extensão, a pista é difícil, com muitas curvas, reta curta e desgate intenso de freios e pneus.

Isso ficou claro no reconhecimento da pista, em que, tendo o piloto Lucas Foresti como “zequinha”, me empolguei a bordo de um Chevolet Equinox e dei cabo dos freios do SUV em apenas quatro voltas. A fumaça que saia das rodas e os cacos de pneus soltando mostravam o que o calor de 32 graus na pista e as frenagens intensas poderiam causar. Fora isso, havia outros riscos, como passar uma marcha errada e quebrar o câmbio do Stock, que custa US$ 25 mil dólares (cerca de R$ 90 mil). A diversão era garantida, mas havia muitas responsabilidades em jogo.

Devidamente equipado com capacete e macacão, bota e luva anti-chama sigo para perto do Stock. O piloto Marcos Gomes me dá boas vindas e se prepara para mostrar o traçado ideal visto de dentro do carro de competição. Já na saída dá perceber a rudeza do bólido. Ele é como uma jaula, que segura o monstro do lado de fora. O banco é duro, a suspensão é dura, a forma de pilotar ela é dura… Não é nada fácil, ainda mais com todas as curvas do Velopark. A animação dá lugar a uma grande ansiedade.

Chega a minha vez de ir ao volante do Cruze Stock. Ligo a fera por meio de um botão no teto. Os 550 cv do V8 acordam como se já prontos para atacar. No Velopark, o carro fica parametrado para render 450 cv, já que a reta é curta e é preciso mais torque para sair das curvas do que potência.

Passo a primeira das cinco marchas do câmbio sequencial (pezada forte e rápida no pedal e alavanca para baixo sobe marcha, ao contrário desce) e começo acelerar o carro, que embola um pouco em baixa. Já na saída de reta ele mostra o quanto é rápido, com marca de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Eu já pilotei muitos carros mais fortes que isso, mas nada se compara ao acerto de pista. Tudo é mais visceral e a sensação não se iguala a nada feito para rodar na rua.

Por mais que estivesse muito feliz e sorrindo por dentro, tenho certeza que uma foto do momento revelaria a testa franzida e o olhar um pouco assustado. Os pedais são muito duros e juntos e o volante fica grudado no peito e tem pouquíssimo giro. Tudo é muito diferente de um carro normal e não há tempo para se habituar. É sentar, se prender no assento com o cinto de quatro pontos e acelerar, simples assim, mesmo que não seja nada simples.

O Stock da Cimed, que agora é Chevolet Cimed Racing, é grudado no chão de uma forma que eu nunca tinha experimentado. É impressionante a forma como ele chega nas curvas e sai delas quase não precisando de mim. Aliás, qualquer pisada mais forte fora do padrão nas saídas de curvas fazem o carro “soltar” a traseira, então era bem mais fácil eu atrapalhar o carro do que ajudar.

Isso não aconteceu, eu estava muito concentrado, apesar do calor infernal que fazia dentro do carro, e consegui completar as voltas que me cabiam satisfeito com a minha performance e com um baita sorriso debaixo do capacete, mesmo tendo passado bem longe da velocidade máxima do carro, de 346 km/h. Ela foi apurada pelo piloto Caca Bueno no deserto de Bonneville Salt Flats, em Utah, EUA.

Por falar no maior campeão em atividade na Stock Car no momento, fui agraciado a dar uma volta rápida ao lado do piloto na pista. Ele perguntou se podia acelerar e eu quase implorei que sim. Durante as duas voltas que ele deu comigo puder perceber duas coisas bem claramente. Primeira: a ignorância é uma bênção, eu não acelero nada perto dele. Segunda: é preciso ser bem fora do normal em termos de reflexo, concentração e resistência física para ficar por uma hora disputando lugar dentro de um carro de corrida como este.


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas