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Araxá reúne a fina flor dos carros clássicos
História

Araxá reúne a fina flor dos carros clássicos

Na edição 2016, que termina amanhã em MG, há modelos como um Lincoln 1936 exposto pela primeira vez

28 de mai, 2016 · 4 minutos de leitura.

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 Araxá reúne a fina flor dos carros clássicos
Rolls-Royce 1967 Phantom V PV 23 de 1967 tem motor 6.2 V8 e potência entre 200 e 215 cavalos
Termina amanhã (29), em Araxá (MG), o Brasil Classic Show 2016, como também é chamado o 22º Encontro Nacional de Automóveis Antigos. Bienal, o evento reúne alguns dos mais emblemáticos veículos antigos do mundo. Até o fechamento desta edição não havia sido divulgado o nome do “Best of Show” – entre tantas relíquias, três se destacavam: Lincoln K Coupe Le Baron V12, Packard Saoutchik e Rolls-Royce Phantom V PV.

Exposto pela primeira vez ao público, o exemplar do Lincoln, feito em 1936, é o único existente no Brasil. A marca de topo da Ford à época era reconhecida pelo requinte e beleza das formas de seus carrões.

Da também norte-americana Packard, o modelo exposto, de 1931, tem carroceria feita pela francesa Saoutchik. Totalmente restaurado, o carro mantêm originais todas as peças mecânicas, além de itens como estofamentos e carroceria.

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Da britânica Rolls-Royce, por sua vez, o Phantom V PV 23 de 1967 é da série James Young – as marcas ParkWard, Mulliner, Hooper e Chapron também produziram carrocerias para o modelo, que foi lançado em 1959 e teve apenas 832 unidades produzidas em nove anos. Com motor 6.2 V8, cuja potência variava de 200 a 215 cv, o luxuoso sedã teve, entre os proprietários famosos, a família real inglesa.

Além desse trio, chamam a atenção no encontro modelos raros como um francês De Dion-Bouton, de 1902. Além de ser um dos veículos mais antigos existentes no Brasil, está em perfeito funcionamento e estado de conservação. Entre as várias curiosidades, uma espécie de manivela faz as vezes de volante e, por causa da disposição dos bancos, motorista e passageiro viajam de frente um para o outro.

Desenhado por Jean Bugatti, filho de Ettore, fundador da marca francesa, o Modelo 57 Stelvio DropHead Coupé, de 1939, também é único no País. O motor 3.5 de oito cilindros e 135 cv tem duplo comando no cabeçote e três válvulas por cilindro.


Da Mercedes-Benz, que patrocina o evento pela primeira vez, há uma réplica do Patent, primeiro automóvel do mundo. Um exemplar de 1959 do mítico SL 300 GullWing, ou “asa de gaivota”, também está exposto na cidade mineira.

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