Carro do leitor: veja o Fusca ‘Horácio’

Modelo na cor verde recebeu autógrafo do cartunista brasileiro Mauricio de Sousa


Modelo 1974 na cor verde Hippie recebeu o autógrafo de Mauricio de Sousa

Entre as mais de 21 milhões de unidades do Fusca produzidas do mundo, 3.367.390 apenas na planta da Volkswagen em São Bernardo do Campo, o exemplar verde desta reportagem, de 1974, com certeza é um dos que chamam muito a atenção por onde passam. O modelo do engenheiro Ervin Moretti, de 60 anos, ficou conhecido como “Fusca Horácio”.

O apelido surgiu quando o leitor começou a carregar uma pelúcia do personagem do dinossauro criado por Maurício de Sousa. “Ganhei o Horácio de um amigo em 2006, um ano após a compra do Fusca”, relembra.A identificação ganhou mais força quando Moretti visitou os estúdios do cartunista, há cerca de dois anos. “Depois de conhecer a minha história com o personagem, o ‘pai’ da Mônica autografou o porta-luvas do carro”, conta.

Valente. O Volkswagen com motor 1.300 foi comprado por Moretti de uma vizinha, que por acaso contou ao leitor que estava vendendo o carro. Com alguns pontos de ferrugem e a pintura queimada por ter ficado durante muito tempo ao relento, o “Horácio” só precisou ser repintado na cor original, chamada de verde Hippie.

Conforme relatos de Moretti, o modelo tem 174 mil quilômetros rodados e nunca foi reparado. “Apenas faço os ajustes necessários e cuido da manutenção preventiva”, explica o leitor. Ele conta também que já foi com o Fusca a Tiradentes e Araxá, ambas em Minas Gerais, onde o veículo participou de encontros de clássicos. Em São Paulo, o Fusca já recebeu prêmios nos eventos de Águas de Lindoia, Águas de São Pedro, São Caetano do Sul e Santos.

Os passeios de Moretti com o Fusca sempre são feitos ao lado da esposa, Flávia Franco. “Colocamos a camiseta com a estampa do personagem Horácio e nos divertimos muito”, conta. Além do Volkswagen Fusca, Moretti acaba de comprar uma Kombi vermelha, fabricada em 1973, que já recebeu o apelido de Mônica (veja galeria). Na garagem, há também um Ford Escort marrom, de 1985, que é carinhosamente chamado de Cascão. “Falta pouco para completar a turma”, brinca.

Outro desafio que Moretti terá é o de assumir a presidência do Fusca Clube do Brasil, no ano que vem. A entidade, que foi fundada em 1985, conta atualmente com mais de três mil associados.

Seminovos

Confira as melhores ofertas do Autoline.com.br


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas