Ford Landau SE 1979 é versão rara e toda original na mão de leitor

Robson Jacob é dono do Ford Landau SE 1979 que só teve 300 unidades produzidas para celebrar 60 anos da Ford no Brasil

FORD LANDAU
FORD LANDAU SE 1979 CRÉDITO: WERTHER SANTANA/ESTADÃO

O Landau ano 1979 do comerciário Robson Jacob está longe de ser um carro qualquer. O Ford, que já encanta os leigos pelo impecável estado de conservação, tem um detalhe na tampa traseira que o faz conquistar a admiração dos mais exigentes fãs de antigos. Trata-se de uma placa que identifica a série especial SE, feita para celebrar os 60 anos da marca no Brasil.

Jacob sempre apreciou o sedã de luxo – seu pai teve uma unidade comprada nova em 1978. A ideia de ter um Landau surgiu na cabeça do comerciário há cerca de dois anos e se materializou durante uma visita a um amigo em Curitiba.

“Quando vi o carro na garagem dele, percebi que estava diante do Landau que queria para mim, justamente pela exclusividade. Foram produzidos apenas 300 exemplares”, diz Jacob. “Ele me deixou dirigir o Ford pelas ruas da cidade, mas não quis vendê-lo.”

O jeito foi deixar o tempo passar até que o amigo resolvesse passar o sedã adiante. Foi só em outubro de 2017 que Jacob pôde finalmente sentar ao volante do sedã desejado e levá-lo para sua casa na capital paulista.

“A viagem foi uma delícia. Mas, no fim dos 410 km, o tanque de 100 litros que eu havia completado em Curitiba já estava na reserva”, conta o comerciário. “Por causa do consumo elevado, não dá para rodar muito com esse carro. É só para o fim de semana mesmo.”

Da mecânica à tapeçaria, a originalidade do Ford está intacta nos mínimos detalhes. O novo dono não precisou fazer nenhum tipo de reparo. “Há algumas pequenas marcas na pintura, mas não quero mexer em nada. Talvez faça só um polimento nas calotas.”

Enquanto aguarda a chegada das placas pretas que o sedã acaba de conquistar, Jacob aproveita para desfilar com sua nova aquisição em eventos de antigos, todo orgulhoso. “É um carro lindo, o melhor de todos os nacionais”, derrete-se.

“A suspensão é tão macia que parece que você está andando em uma nuvem. A direção é leve até demais, o que incomoda em altas velocidades, mas é questão de costume”, minimiza.

Especial

A edição comemorativa SE do sedã trouxe algumas melhorias em relação às versões da época . O sistema de platinado e condensador deu lugar à ignição eletrônica e o ar-condicionado, que era afixado na parte inferior do painel, passou a ser integrado na própria peça. A cor Vermelho Scala foi a única disponível. Ao consumidor, cabia apenas escolher entre câmbio manual, como no exemplar de Jacob, ou automático.


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas