Você está lendo...
Os carros ‘comuns’ de Ayrton Senna
História

Os carros ‘comuns’ de Ayrton Senna

Confira alguns modelos que fizeram parte da trajetória do tricampeão de Fórmula 1 na garagem e na publicidade. Alguns foram preservados por sua família: é o caso do esportivo Honda NSX 1992 e da perua Audi S4 Avant 1993/1994

30 de abr, 2011 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Os carros 'comuns' de Ayrton Senna

Leandro Alvares

Quando se pensa no nome de Ayrton Senna, logo vem à mente a imagem de carros de Fórmula 1. Mas o tricampeão – cuja morte, ocasionada por um acidente no GP de San Marino (Ímola), completa amanhã (1) 17 anos – também sempre esteve ligado a modelos de rua. Alguns foram preservados por sua família.

Publicidade


É o caso do esportivo Honda NSX 1992 (acima) e da perua Audi S4 Avant 1993/1994, mantidos em uma garagem na zona sul da capital. “Ele também tinha no Brasil uma perua Mercedes-Benz 300, que usava para viagens”, conta o irmão do piloto, o empresário Leonardo Senna. “Em Portugal ele tinha outro NSX, além de dois Mercedes (190 E 2.3-16 e 500 SEL) na Inglaterra”, acrescenta.

Dos carros “comuns” utilizados por Senna quando estava no País havia um Escort XR3, em 1984. Naquele ano, o então estreante na F-1 pela equipe Toleman-Hart chegou a estrelar um comercial para a TV da versão esportiva do hatch Ford.


Um ano antes, quando ainda corria na Fórmula 3 Inglesa, ele foi garoto propaganda de outro Ford, o sedã Corcel II com motor a etanol. “O Campeão da economia”, conforme alardeava o anúncio da marca.

Mas qual seria o modelo predileto do tricampeão? “Ele gostava muito do NSX, pela esportividade, mas a perua Mercedes e, posteriormente, a Audi S4 também eram bastante apreciadas, por serem mais adequadas ao hobby dele: aeromodelismo”, afirma Leonardo.


Confira um vídeo de Senna acelerando o Honda NSX no circuito de Suzuka, no Japão:

FOTOS: DIVULGAÇÃO


Deixe sua opinião