Você está lendo...
Vídeo: carro de 127 anos será leiloado
Antigos

Vídeo: carro de 127 anos será leiloado

Na quinta e sexta da próxima semana irá a leilão o carro em funcionamento mais antigo do mundo. Trata-se do... leia mais

28 de set, 2011 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Vídeo: carro de 127 anos será leiloado

Na quinta e sexta da próxima semana irá a leilão o carro em funcionamento mais antigo do mundo. Trata-se do De Dion Bouton et Trepardoux Dos-a-Dos Steam Runabout. Movido a vapor e fabricado em 1884, ele só teve quatro donos desde então – um deles durante 81 anos.

Os lances serão dados na cidade de Hershey, nos Estados Unidos, em evento realizado pela RM Auctions. A empresa informa que a raridade poderá atingir valor acima de US$ 2 milhões (cerca de R$ 3,6 milhões). O modelo francês ganhou o apelido de “La Marquise” (A Marquesa), em homenagem à mãe do Conde de Dion, o investidor do projeto. A construção ficou a cargo de Georges Bouton e Charles-Armand Trepardoux.

De acordo com informações da RM, uma das muitas curiosidades é que o carro participou da primeira corrida de automóveis do mundo, em 1887. Durante a prova, ele atingiu a incrível velocidade de 60 km/h. Bem mais lenta e recente, outra competição na que este De Dion Bouton se destacou foi o Concurso de Elegância de Pebble Beach (EUA), 1997, onde ganhou dois prêmios.

Publicidade


Movido a vapor, modelo tinha apelido de ‘La Marquise’ (Fotos: RM Auctions/Divulgação)

Depois disso, o modelo a vapor completou quatro viagens entre Londres e Brighton, na Inglaterra, em um trecho de 85 km. Para tanto, foram necessários vários abastecimentos, pois a autonomia era de apenas 32 km.

Com 2,74 metros de comprimento (5 cm a mais do que um Smart Fortwo), o La Marquise podia levar quatro pessoas.
Elas iam sentadas acima do eixo traseiro, de bitola estreita, numa posição comum às carruagens do período: em dois bancos de costas um para o outro. O que explica o termo francês “Dos-a-Dos” no nome do carro (“Costa-a-Costa”).

No vídeo abaixo, é possível ver como funciona a relíquia:


Deixe sua opinião