1/10
CHEVROLET BLAZER
O utilitário derivado da picape S10 surgiu em 1995 e teve uma carreira de sucesso como veículo das polícias militares. Saiu de cena em dezembro de 2011, para dar lugar ao atual Trailblazer.
2/10
SUZUKI SAMURAI
Este pequerrucho chegou por aqui em 1991, em versões com teto de aço ou canvas e motor 1.3 a gasolina de 62 cv, que passaria a 69 cv em 1994. Foi substituído pelo Jimny em 1999.
3/10
NISSAN PATHFINDER
Teve sua primeira geração lançada em 1985 no Japão e chegou ao Brasil em 1993, onde foi vendido até 2010. Lá fora, já está na quarta geração.
4/10
MITSUBISHI PAJERO TR4
O valente jipinho foi o modelo de entrada da Mitsubishi no País. Foi produzido na fábrica goiana de Catalão entre 2002 e 2014.
5/10
CROSS LANDER CL244
O jipe, derivado do romeno ARO 24, foi lançado em 2002 e montado na Zona Franca de Manaus com peças nacionais e importadas. Chegou a ser o 4x4 mais barato do Brasil, mas não vingou e saiu à francesa em 2006.
6/10
NISSAN XTERRA
Foi lançado em junho de 2003 e produzido na fábrica da Nissan em São José dos Pinhais (PR), sobre a base da picape Frontier. Saiu de linha em 2008.
7/10
NISSAN MURANO
Lá fora, o Murano já está na terceira geração. Mas o Brasil conheceu apenas a primeira, que foi apresentada no Salão de Nova York de 2002 trazida para cá entre 2006 e 2010, importada do Japão.
8/10
SSANGYONG ACTYON
O chamativo sul-coreano teve 10 anos de carreira no Brasil, de 2005 a 2015. A mecânica era Mercedes-Benz, mas seu desenho anguloso não encontrou muitos admiradores por aqui, nem mesmo após o facelift assinado pelo estúdio italiano Giugiaro.
9/10
LAND ROVER FREELANDER
Começou a ser feito pela Land Rover de 1997, mas só desembarcou por aqui em 2007. Foi o carro chefe da marca e enfrentou, até 2014, modelos como Honda CR-V, Chevrolet Captiva e Mitsubishi ASX.
10/10
MAHINDRA SUV
Gigante na Índia, a fabricante Mahindra não teve a mesma sorte no Brasil. O cenário econômico conspirou contra e o pouco carisma do visual do SUV não ajudou. O modelo esteve por aqui entre 2007 e 2015.