1/10
VOLKSWAGEN GOLF
Um dos queridinhos de quem gosta de dirigir sempre foi o Volkswagen Golf. Entre as qualidades para isso está a direção precisa e a suspensão bem ajustada e nem precisamos entrar nas versões mais esportivas para isso
2/10
FORD FOCUS
Rival 'mortal' do Golf, o Focus é um dos carros mais vendidos do mundo e também sempre se destacou pelas mesmas qualidades do Golf de uma dirigibilidade refinada para ser uma dos carros preferidos de quem gosta de dirigir
3/10
HONDA CIVIC
O Honda Civic é o representante dos sedãs em nossa lista. Sempre com um acerto mais 'esportivo' que o rival Corolla, tem uma suspensão mais dura se você procura muito conforto, mas também mais firme e ajustada caso o desejo seja por mais firmeza para atacar curvas e sentir o carro nas mãos. Na versão esportiva Si isso fica ainda mais claro
4/10
FORD FIESTA
Que tal um Focus com dimensões menores e as mesmas qualidades? Bem, é quase isso que o Fiesta é. Tão acertado quanto o irmão maior, mas ainda mais ágil para quem gosta, mas também com menos espaço, é claro. Mas o importante é a dirigibilidade aqui. Uma pena que nunca tivemos por aqui a versão esportiva ST que foi prometida várias vezes
5/10
FIAT PUNTO
Sim, ele está em fim de vida e o projeto é velho, mas o Punto prestou bons serviços por anos para quem gostava de dirigir e queria um Fiat, sendo o melhor carro da marca situada em Betim (MG) no quesito dirigibilidade, talvez nos últimos dez anos. O projeto era bem construído e sólido A versão T-Jet com motor 1.4 Turbo e câmbio manual fazia tudo mais divertido ainda
6/10
PEUGEOT 208
Se o 208 tem sérios problemas de depreciação, pós-vendas e de falta de quem faça uma manutenção independente legal, ele ainda é um carro bem bacana de dirigir. O volante pequeno, o painel todo voltado ao motorista e o acerto de direção bem direto remetem a boa dirigibilidade que já tinha o antecessor 206 e também a história da marca nos ralis. O amor é a versão GT com motor 1.6 turbo de 173 cv
7/10
CITRÖEN DS3
Em uma lógica parecida com a do Peugeot 208, mas em uma roupagem mais chique e cara, o Citroën DS3 tem as mesmas características, inclusive com os mesmos problemas. Equipado com o mesmo motor 1.6 turbo do 208 GT, mas só bebendo gasolina, que aí gera 'só' 165 cv e com câmbio manual de seis marchas
8/10
FIAT 500 ABARTH
A versão anabolizada do 500 tem motor 1.4 turbo Multiair de 167 cv a gasolina e um entre-eixos curtíssimo associado a um câmbio manual de cinco marchas e suspensão firme. Aqui nada importa além de dirigir com fino trato.
9/10
BMW SÉRIE 1
Um hatch médio com direção de respostas diretas e tração traseira é um pacote que todo amante dos carros gostaria de ter na garagem. E essa é a receita do Série 1, que pode ter motores quatro cilindros ou seis cilindros turbo, no Brasil só com câmbio automático, mas um dos mais ágeis do mercado.
10/10
MINI COOPER
Ele não tem muitos motivos mais para ser chamado de Mini, mas o modelo ainda mantém a essência do 'kart feeling'. A agilidade nas respostas do motorista na direção, a maneira com que ele ainda 'parece um kart' encanta quem gosta de dirigir associado aos motores 1.5 ou 2.0 turbo na nova geração