1/9
RENAULT SANDERO RS
Ainda que um carro para o dia a dia, o Sandero RS, versão esportiva equipada com câmbio mais curto e motor 2.0 do Duster, não gosta muito de buracos já que recebeu uma suspensão mais firme e dura para garantir que a suspensão fique no lugar
2/9
MINI COOPER
Com sua tradicional filosofia de 'kart feeling', o hatch compacto britânico não é muito afeito a buracos com sua suspensão dura, firme e de curso reduzido. Desde a geração anterior, o que garante uma boa dirigibilidade também é o que faz os ocupantes sofrerem quando encontram um buraco pela frente
3/9
BMW SÉRIE 3
A dirigibilidade refinada do Série 3 é vítima fácil dos buracos. A suspensão criada e ajustada para asfalto perfeito não trabalha bem com a buraqueira do Brasil. Se quiser um, saiba que vai faltar algum conforto se o seu caminho for ruim
4/9
PEUGEOT 208
Com um ótimo custo-benefício em dirigibilidade, talvez o melhor da lista, o 208 tem na sua maior qualidade, uma suspensão bem ajustada para respostas diretas, também o problema, já que não aceita os impactos de buracos e pavimento mal conservado
5/9
CITROËN C4 PICASSO
Com bom espaço, cheio de mimos para a família e com modularidade do interior, o C4 Picasso é um dos poucos remanecentes do segmento de minivans. E tudo seria perfeito se não fosse a suspensão feita apenas para lidar com pavimento bom encontrado, em sua maior parte, em países europeus, por exemplo.
6/9
JAGUAR XF
Criado para as boas estradas da Europa, o Jaguar sofre com as condições esburacadas das nossas ruas e rodovias. Em piso bom, o sedã grande inglês vai bem e é muito confortável
7/9
MERCEDES-BENZ GLA
SUV tem uma boa suspensão, certo? Bem, se o asfalto foi liso feito um tapete, no caso do GLA. O utilitário-esportivo compacto tem uma suspensão que dá pancadas secas em piso ruim e final de curso facilmente se encarar buracos
8/9
KIA PICANTO
O Kia Picanto, se não busca oferecer uma resposta de direção tão direta quanto outros compactos da lista, como Mini e A1, pena com buracos e o piso mal cuidado porque usa pneus de perfil baixo associado a suspensões de curso reduzido. Para um carro que já esteve par a par com os modelos de entrada do mercado em preço, precisava ser mais valente nesse quesito
9/9
AUDI A1 SPORTBACK
Rival do Mini, o Audi A1 tem a mesma situação. O hatch compacto premium sofre com buracos e piso ruim porque a suspensão é ajustada para entregar uma sensação de respostas diretas em conjunto com o entre-eixos reduzido do carro. O resultado? Batidas secas se não conseguir evitar um buraco