1/11
Volkswagen Golf
Já foi líder do segmento, além de referência da categoria de hatches médios. Porém, com preço de mais de R$ 100 mil na versão 1.4 turbo, está despencando no ranking; foi ultrapassado por Cruze e Focus. Vende cerca de 250 unidades por mês. Outro hatch que terminará o ano em baixa é o 308, que praticamente não vende mais.
2/11
Nissan Frontier
De nada adiantou a mudança de geração. É a 'lanterna' do segmento de picapes médias. No mês passado, vendeu menos de 300 unidades.
3/11
Segmento de peruas
A categoria dá seus últimos suspiros no Brasil. Sobraram poucas representantes, como as compactas Weekend (foto) e SpaceFox e a média Golf Variant. Todas têm vendas pífias.
4/11
Volkswagen Up!
Viu o Kwid ter um início de vendas avassalador, e o Mobi entrar no 'top 10' de vendas. Superior a ambos em qualidade, mas também mais caro, não conseguiu ganhar posições no ranking de vendas. Pelo contrário: está deixando de vez o 'top 20'.
5/11
Fiat Palio
Ex-líder de vendas e ainda 'top 5' do ranking do ano passado, o Palio teve menos de 321 unidades vendidas no mês passado. Há indícios de que sairá de linha. A Fiat, porém, informa que vai manter a versão 1.0.
6/11
Renault Fluence
Após amargar um ano todo de vendas significantes, finalmente está deixando o mercado. O 408, que também não vende nada, é um forte candidato a seguir seus passos.
7/11
Volkswagen Fox
Termina o ano ofuscado pela chegada do Polo e já com forte queda no ranking de vendas. Deverá ter um 2018 bastante difícil, se a Volkswagen não decidir tirá-lo de linha.
8/11
Peugeot 208
Mesmo com a chegada do câmbio automático de seis marchas, não conseguiu evoluir em vendas. É um dos SUVs compactos menos vendidos do Brasil.
9/11
Renault Sandero
Chegou a ser o quarto mais vendido neste ano, mas agora está em decadência e ameaçando deixar o 'top 20' do ranking de vendas - o que deve ocorrer em 2018, se as vendas continuarem assim. Entre as razões para a queda, a principal é a chegada do Kwid.
10/11
Ford Fiesta
Passou por atualizações que incluem uma reestilização, mas não abandonou a principal razão de seu atual fracasso: o câmbio automatizado Powershift.
11/11
Jeep Renegade
Rival forte do HR-V na briga pela liderança de vendas em 2015, ano de seu lançamento, o Renegade foi o que mais perdeu espaço com a chegada dos novos SUVs. Vai terminar o ano na quarta posição do segmento e, em 2018, deverá ser ultrapassado pelo Kicks, que vem crescendo muito nos últimos meses.