Custo da troca de pneu dos mais vendidos

1/11

Custa da troca de pneu dos mais vendidos

Pneu nem sempre é visto como um item de segurança, mas é assim que deve ser lidado. Listamos aqui o preço médio para a compra dos quatro pneus dos carros mais vendidos do primeiro trimestre de 2018.

Vale lembrar que eles podem ser trocados de pares, não necessariamente os quatro de uma vez. É importante também manter sempre a medida indicada no manual do veículo. Aqui, para metodologia, escolhemos as medidas das versões de topo

2/11

CHEVROLET ONIX

MEDIDA: 185/65 R15 

PREÇO MÉDIO: R$ 250 CADA 

3/11

FORD KA

MEDIDA: 195/55 R15

PREÇO MÉDIO: R$ 280

4/11

HYUNDAI HB20

MEDIDA: 185/60 R15

PREÇO MÉDIO: R$ 280

5/11

VOLKSWAGEN POLO

MEDIDA: 195/55 R16

PREÇO MÉDIO: R$ 300

6/11

FIAT STRADA

MEDIDA: 205/60 R16

PREÇO MÉDIO: R$ 500

7/11

CHEVROLET PRISMA

MEDIDA: 185/65 R15 

PREÇO MÉDIO: R$ 250 CADA 

8/11

VOLKSWAGEN GOL

MEDIDA: 195/55 R15

PREÇO MÉDIO: R$ 280

9/11

TOYOTA COROLLA

MEDIDA: 215/50 R17

PREÇO MÉDIO: R$ 300

10/11

RENAULT KWID

MEDIDA: 165/70 R14

PREÇO MÉDIO: R$ 200

11/11

JEEP COMPASS

MEDIDA: 225/60 R17

PREÇO MÉDIO: R$ 550

Você também vai gostar de


Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.