Dez curiosidades sobre o Fiat Palio

1/10

FIAT PALIO CITYMATIC

O Palio saiu de linha, mas não sem deixar uma longa história no Brasil. Desde 1996, várias versões povoaram a gama do modelo. Uma das mais exóticas é a Citymatic. Com motor 1.0 de 61 cv, ela tinha embreagem automática, acionada por um sensor na alavanca que percebia quando o motorista colocava a mão sobre ela. As mudanças eram feitas normalmente pela alavanca do câmbio manual.

2/10

FIAT PALIO WEEKEND ADVENTURE

Em 1999, a Fiat fez uma de suas maiores inovações. Criou a Palio Weekend Adventure, precursora da onda de aventureiros que se seguiu. Ela tinha motor 1.6 de 8V. As motorizações mais fortes só a equiparam depois.

3/10

FIAT PALIO 500 ANOS

Para comemorar os 500 anos do Brasil, a Fiat lançou em 2000 a série especial 500 anos. Feita sobre o Palio EDX da época, ela tinha motor 1.0 e acabamento mais luxuoso. Os bancos eram de veludo, material que também cobria as portas. Diferentemente dos demais Palio 1.0 da época, tinha o painel completo das versões mais caras, com conta-giros e som integrado.

4/10

SEIS MARCHAS

Uma das versões mais curiosas da Palio Weekend (e do primeiro Siena) foi a 1.0 6 marchas, lançada em 1999. A VW tinha acabado de lançar a Parati com motor 1.0 16V e a Fiat não podia ficar atrás, sem uma perua com motor pequeno. A alternativa para contornar a morosidade do 1.0 foi instalar um engenhoso câmbio de seis marchas. Não adiantou e a perua era bem lenta. A Weekend 1.0 16V só foi chegar com a primeira reestilização em 2001.

5/10

DISQUETEIRA DE PAINEL

Preste atenção na parte baixa do painel, à frente da alavanca de câmbio. A disqueteira para cinco CDs instalada ali era um dos opcionais mais raros da linha Palio 2001. Na época, eram raros aparelhos com mais CDs em carros de entrada, e as mídias digitais ainda eram ficção científica. O Palio já trazia esse 'luxo'.

6/10

STRADA MTV

No final dos anos 1990, a Fiat reeditou uma parceria com a emissora MTV. De apelo jovem, a MTV emprestou seu logo para as versões Sport de Strada e Siena.

7/10

AIR BAGS LATERAIS

A terceira fase do Palio teve um opcional bem curioso. Já em 2004 o modelo poderia receber air bags laterais, montados nos bancos da frente. Junto com as bolsas, o assento do motorista ainda ganhava ajuste de altura elétrico. O kit era opcional da versão de topo HLX de Palio, Weekend e Siena.

8/10

PALIO COM MOTOR GM

Entre 2002 e 2006 a Fiat também usou motores da GM na linha Palio e Stilo. O 1.8 de 106 cv vinha do Corsa e equipava as versões de topo da gama.

9/10

FESTA DO PALIO

Palio é uma corrida de cavalos que ocorre nos dias 2 de julho e 16 de agosto de todos os anos desde o século XVII na Piazza del Campo, no centro da cidade de...Siena, na Itália. Os cavaleiros usam trajes tradicionais e bandeiras. A corrida é rápida: ganha quem chegar primeiro após três voltas na praça. O cavalo pode completar as voltas sozinho e ganhar, mesmo que o jóquei tenha caído. O prêmio é um estandarte, o Pálio, criado por um artista especialmente para cada corrida.

10/10

RARO AIR BAG DO PASSAGEIRO

Na primeira fase do Palio, os air bags dianteiros eram oferecidos como opcional para toda a linha, algo raro no segmento. Mas o comprador podia escolher entre ter só o do motorista (que vinha de série nos Palio de topo) ou os dois. Isso fez do air bag do passageiro ser um dos opcionais mais raros do modelo, talvez junto com a disqueteira do Palio 2001.

Você também vai gostar de