Dicas para comprar usados com mais de dez anos

1/7

Quilometragem

O brasileiro roda em média 15 mil quilômetros por ano, então não tenha medo de carros com mais de 100 mil km rodados. Se a manutenção estiver em dia, não há preocupações. Desconfie mais de modelos muito pouco usados, o hodômetro pode ter sido adulterado. E descarte os rodados demais, que podem ter sido mal tratados.

2/7

Funcionamento

Verifique o correto funcionamento de todos os sistemas do carro. Com o tempo de uso, é possível que alguns componentes eletrônicos estejam começando a falhar, pedindo manutenção.

3/7

Histórico de acidentes

Cheque se o carro já esteve envolvido em algum acidente grave. Se a resposta for positiva, certifique-se de que o reparo foi feito corretamente por meio de laudos técnicos e perícia. Preço muito abaixo da tabela pode indicar problemas.

4/7

Manuais

A presença dos manuais de proprietário e manutenção indicam zelo dos antigos proprietários e podem confirmar bom estado geral do carro. Além disso, ajudam a confirmar quilometragem com carimbo das revisões.

5/7

Pneus

Além do estado geral dos pneus, desgastes irregulares podem indicar problemas mais sérios na suspensão. Dependendo do tipo de problema, pode até desmascarar uma antiga batida mais séria e mal consertada.

6/7

Histórico de manutenção

Se o carro está com o mesmo dono há bastante tempo, peça notas de manutenção e pergunte o que já foi feito ao longo do tempo. Isso dará uma noção de que tipo de manutenção o carro precisará no futuro.

7/7

Documentação

Veja se a documentação está em dia. Se o dono tiver os documentos de anos anteriores, guarde-os. Eles mostram bom cuidado com o carro. Se os impostos e licenciamentos foram pagos com atraso por muito tempo, pode indicar que também não houveram recursos para manutenção. Fique atento.

Você também vai gostar de