Leis de trânsito pra lá de esquisitas

1/9

LEIS DE TRÂNSITO PRA LÁ DE ESQUISITAS

Por razões históricas ou mesmo costumes locais, alguns países têm normas de trânsito que soam esdrúxulas aos nossos olhos. Na cidade chinesa de Shangai, por exemplo, é vetada a circulação de carros vermelhos. Já na capital do estado norte-americano do Colorado, a proibição recai sobre os carros pretos - mas apenas aos domingos.

2/9

GUERRA CONTRA OS SUJISMUNDOS

Na Rússia e na Romênia, carros muitos sujos podem acabar rendendo uma bela multa aos donos desleixados. Na Suíça, porém, a lei proíbe que se lavem carros aos domingos. 

3/9

BOAS MANEIRAS

No Japão, quem passar sobre uma poça d’água e molhar algum pedestre leva multa. Em Marietta, na Geórgia (EUA), você não pode cuspir da janela de um carro ou ônibus (mas se estiver em um caminhão, pode). Já na Inglaterra, nada de fazer xixi em público - salvo se você direcionar os jatos amarelos para a roda traseira direita de seu próprio carro.

4/9

ESTACIONAMENTO

Em algumas cidades da Espanha, nos dias pares você só pode estacionar no lado da rua onde ficam as casas com numeração par; nos dias ímpares, lado ímpar da rua. Na Flórida (EUA), dá para estacionar um elefante em uma vaga de rua - desde que o responsável faça o pagamento correto no parquímetro.

5/9

BUZINA COMEDIDA

No Arkansas (EUA), é proibido buzinar em lugares onde são servidos sanduíches e bebidas frias após as 21 horas. No Missouri (EUA), você somente pode usar a buzina de seu próprio carro - se o veículo for emprestado, é multa na certa.

6/9

APETRECHOS SEMPRE À MÃO

Na França, o motorista deve ter consigo seu próprio bafômetro - caso seja pego sem o aparelho em uma blitz, a multa é de quase R$ 40. Na Espanha, quem usa óculos precisa carregar no carro um par sobressalente, também sob pena de multa. Em Luxemburgo, todos os carros são obrigados a ter limpadores de para-brisa - mesmo se não tiverem para-brisa. Já na Sérvia, eles precisam ter gancho traseiro para reboque e, no porta-malas, uma corda de 3 metros de comprimento.

7/9

ANIMAIS NA PISTA

Os Estados Unidos têm uma infinidade de normas de trânsito bizarras envolvendo animais. No Alasca, é proibido prender cachorros no teto do carro. Em Massachusetts, é ilegal dirigir com um gorila no banco de trás (mas no banco dianteiro, tudo bem!). No Tennessee e na Califórnia, leis proíbem que se atire em animais de dentro do carro, a menos que sejam baleias. Na Pensilvânia, a cada milha percorrida o motorista deve parar e soltar fogos de artifício, para alertar o gado sobre sua chegada. 

8/9

GUERRA DOS SEXOS

Na Arábia Saudita, as mulheres ainda são terminantemente proibidas de dirigir veículos - e sujeitas a multa em caso de desobediência. Já na Califórnia (EUA), a lei apenas as proíbe de dirigir vestindo um robe ou roupão (ressalva que não se aplica aos homens). Em New Orleans, por alguma lei que esqueceram de revogar, uma mulher só pode dirigir se o marido estiver acenando uma bandeira para orientá-la, do lado de fora do veículo.

9/9

À BEIRA DO NONSENSE

No Alabama (EUA), há uma lei que proíbe que se dirija com os olhos vendados. Outra lei, desta vez na Inglaterra, impede que uma pessoa guie um carro se não estiver ocupando o banco do motorista. Já na Dinamarca, a lei exige que se confira se há alguém embaixo do carro, antes de dar a partida no motor. 

Você também vai gostar de