Promessas chinesas que afundaram

1/8

GREAT WALL

Há cinco anos, o Salão do Automóvel de São Paulo era tomado por marcas chinesas que sondavam o mercado brasileiro e tinham planos de instalar fábricas aqui. Uma dessas empresas era a Great Wall, que fechou aquele ano com 620 mil veículos vendidos na China.

2/8

GREAT WALL

Maior fabricante de utilitários-esportivos do país asiático, ela cogitou Ribeirão Preto, Guarulhos, Joinville e Salvador para erguer uma fábrica, onde produziria uma picape e dois SUVs. Mas os planos nunca foram adiante. 

3/8

GEELY

chegou ao Brasil em 2014 e deixou o País dois anos depois, com um saldo de apenas 1.019 unidades emplacadas em todo o período. Alta do dólar, barreiras fiscais e dificuldades de negociar preços com a matriz estão entre as causas apontadas para o fracasso. No mercado brasileiro, vendeu o sedã EC7 e o hatch compacto GC2.

4/8

GEELY

Com o fim das restrições protecionistas impostas pelo programa Inovar Auto, especula-se que a Geely voltará a atacar, desta vez com um modelo de maior valor agregado: o Emgrand GS, um crossover com motor 1.8 de 140 cv e desenho assinado pelo ex-chefe de design da Volvo.

5/8

ZOTYE

Outra chinesa que morreu na praia foi a Zotye. Ela instalou escritório em Brasília em 2014 e anunciou que ergueria uma fábrica a 200 km dali, em Goianésia (GO) - chegou até a assinar um protocolo de intenções com o governo de Goiás.

6/8

ZOTYE

A ideia era fabricar por lá o compacto Z100 Logic, o city car elétrico E200 e o utilitário-esportivo T600. Mas o assunto morreu e ficou por isso mesmo.

7/8

CHERY

Sem dúvida, a Chery foi a chinesa que chegou mais longe no País: foi a única a construir uma fábrica em solo brasileiro. A planta de Jacareí (SP) custou US$ 400 milhões e sua meta era possibilitar à empresa conquistar 3% do mercado nacional.

8/8

CHERY

Por enquanto, porém, a Chery detém apenas 0,2% do mercado, apoiada nas vendas do subcompacto QQ. Ela acaba de receber um aporte de US$ 60 milhões do Grupo Caoa, que comprou metade de sua operação no País, incluindo as instalações da fábrica em Jacareí. O próximo passo da marca, já sob o nome de Chery Caoa, será lançar o utilitário Tiggo 2, que está em fase de testes de rodagem.

Você também vai gostar de