1/13
Toyota x Volkswagen
Na indústria automobilística, a atual década é dominada por uma briga entre dois pesos-pesados: Volkswagen e Toyota. Elas disputam o posto de grupo automotivo com maior volume de vendas do mundo e pelo posto de fabricante do carro mais comercializado. Além disso, também têm rivalidade nas pistas e, até no quesito escândalos, protagonizaram dois dos momentos mais graves dos últimos tempos. Em 11 'rounds', veja os detalhes da briga entre as duas empresas. E confira também qual delas leva a melhor no final. Leia mais notícias sobre carros.
2/13
1º round - Liderança mundial
Depois de quatro anos consecutivos de reinado da Toyota, a Volkswagen foi a marca que mais vendeu carros no mundo em 2016. CAMPEÃ: VOLKSWAGEN. Leia também: Carros com preços exorbitantes.
3/13
2º round - Carros mais vendidos
Aqui, a Toyota levou a melhor. Com 945.812 emplacamentos, foi o Toyota que ocupou o posto. O Golf ficou em segundo lugar, com 730.178. CAMPEÃ: TOYOTA. Leia também: Os carros mais vendidos do mundo em 2016.
4/13
3º round - Briga nos Estados Unidos
No segundo maior mercado de carros do mundo, a vantagem da Toyota é impulsionada pelo Camry, o mais vendido do país entre os veículos de passeio. CAMPEÃ: TOYOTA. Leia também: Carros bons que ninguém compra.
5/13
4º round - Briga na China
Já no maior mercado do mundo, a marca alemã foi a que mais vendeu carros em 2016. CAMPEÃ: VOLKSWAGEN. Leia também: Carros com preços até R$ 20 mil.
6/13
5º round - Briga no Brasil
A Volkswagen abre vantagem. Em 2016, foi terceira colocada no ranking de vendas por montadoras. A Toyota foi quinta. CAMPEÃ: VOLKSWAGEN. Leia também: O ranking de montadoras no Brasil.
7/13
6º round - Altos e baixos no Brasil
Em 2016, a Toyota viu a Hyundai conquistar seu antigo plano: entrar no time das 'quatro grandes montadoras'. Ainda assim, foi quinta colocada no ranking, em seu melhor ano no País (em participação de mercado). O Etios, que começou mal, teve melhorias e passou a ganhar certa simpatia do consumidor. Além disso, o Corolla vendeu mais que muito carro popular. Já a Volks passou por problemas com fornecedores, viu suas fábricas paralisadas por quase dois meses e, em alguns momentos do ano, despencou no ranking de vendas. Isso sem conquistar o resultado esperado com o Up!. CAMPEÃ: TOYOTA. Leia também: Como a Hyundai entrou para o time das quatro grandes.
8/13
7º round - Briga de sedãs
Sempre que se escreve algo sobre o Corolla, os fãs da Volkswagen vêm logo citar a superioridade do Jetta e a falta de ESP do Toyota. O que é verdade: como produto - descartando fatores como revenda e manutenção -, o Jetta é melhor. Isso, porém, parece não diminuir o entusiasmo do brasileiro pelo Corolla, que foi o quinto carro mais vendido do Brasil em 2016, disparado à frente de todos os concorrentes - e, no ranking, o Jetta não chega nem perto de ser o principal. Portanto, vantagem japonesa. CAMPEÃ: TOYOTA. Leia também: Comparativo entre Corolla e Jetta.
9/13
8º round - Confiança do consumidor
O slogan da VW no Brasil já foi 'Você conhece, você confia'. Hoje, essa frase poderia se aplicar perfeitamente à Toyota. Independentemente da confiabilidade dos carros, a marca é a com maior índice de fidelização no País. Quem é cliente dos carros elogia a durabilidade e a rede de concessionários. Dificilmente, troca seu veículo por um de outra fabricante - a não ser que o novo zero-km seja de uma marca de luxo. Já a Volkswagen vem perdendo credibilidade, embora ainda encante muitos clientes no País. CAMPEÃ: TOYOTA. Leia também: As montadoras com maior nível de satisfação.
10/13
9º round - Número de marcas
Vitória disparada da Volkswagen. Tem marcas generalistas (Volkswagen, Seat, Skoda), de luxo (Audi), de extremo luxo (Bentley), de esportivos (Porsche) e de superesportivos (Bugatti e Lamborghini). Quer motos? Tem a Ducati. E também caminhões. Atua em todos os níveis do mercado. Já a japonesa é basicamente Toyota e Lexus. Faz bonito com as duas marcas, mas, ainda assim, leva desvantagem. CAMPEÃ: VOLKSWAGEN. Leia também: Quinze carros que são potentes e econômicos.
11/13
10º round - Escândalos
A Toyota foi protagonista de um dos maiores recalls do mundo, causado por carros que apresentavam aceleração involuntária nos EUA, na Europa e até no Brasil. Também começou nos EUA a história que ficou conhecida como 'Dieselgate': a Volkswagen usou dispositivo para burlar testes de emissões realizados em seus modelos a diesel. O software usado fazia o carro parecer, durante as avaliações, produzir menos poluição que a realidade. Foram mais de 11 milhões de veículos envolvidos em todo o mundo (até no Brasil). Teve executivos demitidos, multas milionárias e uma mancha severa na reputação. Pela má fé e a premeditação, aqui, quem leva a pior é a Volkswagen. Fica até difícil usar a palavra campeã aqui, mas, se algupem tem de levar vantagem, é a TOYOTA. Relembre: O maior escândalo da história das montadoras.
12/13
11º round - Nas pistas
Toyota e Volkswagen brigam na principal categoria do Campeonato Mundial de Endurance, que inclui a 24 Horas de Le Mans. A Toyota chegou a vencer o campeonato, mas, quando o assunto é a corrida francesa, que vale mais que todo o torneio, as marcas do Grupo VW são absolutas. A Audi dominava e, nos últimos anos, só dá Porsche. CAMPEÃ: VOLKSWAGEN. Leia também: Quinze carros com consumo de combustível absurdo.
13/13
E a campeã é...
TOYOTA. Em uma briga muito acirrada, a japonesa levou a melhor em seis, dos onze rounds. Os próximos capítulos dessa competição prometem ainda mais ação.