Você está lendo...
Das quatro para as duas rodas
Notícias

Das quatro para as duas rodas

Veja quais são as tecnologias de automóveis que passaram a equipar também algumas motocicletas

Redação

10 de mai, 2017 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito:Triumph

O segmento de duas rodas está se modernizando, ganhando motores mais potentes e eficientes. Além disso, recursos disponíveis nos automóveis há dez ou mais vêm sendo, aos poucos, incorporados às motos. Como ocorre também no caso dos veículos de quatro rodas, nas motocicletas as inovações chegam primeiro aos produtos mais caros. É o caso das esportivas, big trails e tourings – cujas tabelas podem superar a casa dos R$ 100 mil. Já sistemas simples e relativamente baratos, como o start&stop, que reduz o consumo de combustível, já equipam produtos de baixa cilindrada, como os scooters Honda PCX 150 e SH150i.

Partida em rampa
Chamado de Hill Holder, o sistema mantém a moto parada por alguns segundos para que o motociclista possa liberar o freio e a embreagem enquanto acelera. Essa tecnologia está disponível na Triumph Explorer XCa.

Controlador de velocidade
Popularmente conhecido como piloto automático, o recurso mantém a velocidade pré- programada, algo bom para longas viagens. Está disponível em várias motos. Um dos exemplos é a Harley-Davidson Ultra Limited.

Publicidade


Partida sem chave
Para quem precisa usar luvas, dar a partida ou travar a moto por meio de botão sem precisar procurar a chave nos bolsos é um alívio e tanto. O recurso é oferecido, por exemplo, no scooter Honda SH300i e na BMW R 1200 GS.

Start&Stop
O sistema desliga o motor em paradas curtas, como em semáforos, e o religa automaticamente quando o motociclista acelera. Sua função é ajudar a reduzir o consumo de combustível. Está presente nos scooters Honda PCX e SH150.

Controle de tração
O sistema permite manter as duas rodas da moto girando na mesma velocidade e age toda vez que a do eixo traseiro perde aderência, cortando potência e ativando os freios, se necessário. Está em esportivas como a Ducati 1299.


Controle de largada
Com máxima torção no acelerador e imediata liberação da embreagem, permite arrancar rapidamente. Contudo, para reduzir o risco de a dianteira empinar, nas motocicletas o sistema age de modo mais gradual que nos carros.

Modos de condução
Para lidar com condições adversas, muitas vezes é melhor ter pouca potência. Para isso, os modos de condução reduzem ou alteram as entregas do motor, tornando a moto mais fácil conduzir, como na KTM 1290 Super Adventure.

Deixe sua opinião