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Ducati Monster 797 mostra volta da marca às origens
Avaliação

Ducati Monster 797 mostra volta da marca às origens

Tabelada a R$ 39.990, Monster de entrada resgata 'alma' da Ducati de 1993

José Antonio Leme

30 de mai, 2018 · 4 minutos de leitura.

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Ducati Monster 797
Crédito: MARIO VILLAESCUSA/DUCATI
Crédito:

O projetista da Monster, esportiva da Ducati lançada em 1993, Miguel Galluzzi, disse à época: “Tudo que você precisa é de um banco, tanque, motor, duas rodas e um guidom.” A filosofia do “menos é mais” continua viva após 25 anos, como é possível conferir na nova 797. Modelo de entrada da marca italiana, a moto montada em Manaus está chegando às concessionárias do País por R$ 39.990.

Sem controle de tração e opções de modos de condução, a única “ajuda” disponível na 797 são os freios ABS, que não podem ser desligados. O novo modelo também marca a volta do motor refrigerado a ar à família Monster.

O dois-cilindros de 803 cm³ é o mesmo da Scrambler, mas gera 75 cv (2 cv a mais) e 7 mkgf. Na prática, há boa entrega de torque em baixo regime de rotação. Isso faz da Monster 797 uma ótima opção para a cidade e circuitos travados.

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Em retas e com garupa, é preciso fazer constantes mudanças de marcha para obter a melhor resposta. O câmbio de seis velocidades tem engates curtos e poderia ser mais preciso.

Ciclística e ergonomia são virtudes da Monster

A ciclística dessa Ducati agrada. Com 193 kg, a moto é ágil graças também ao entre-eixos curto. O quadro em forma de treliça garante boa rigidez e, por ser pintado de vermelho, dá um toque especial à moto.


A ergonomia é um ponto forte. A posição de guiar é boa, o guidom não é largo e a distância das pedaleiras oferece um meio-termo entre esportividade e conforto no uso diário.

O resultado é que, mesmo em longos trechos a Ducati não cansa os ocupantes. O porém é que não há alças de apoio para o garupa.

A suspensão dianteira sem ajustes, da marca Kayaba, e a traseira, da Sachs e com regulagem só de pré-carga na mola, deixa claro que a 797 é um modelo de entrada. Os dois sistemas são adequados à moto.


Os freios são a disco. O dianteiro, duplo, tem 320 mm, é da Brembo e atua de forma eficiente. Atrás, o disco simples de 245 mm apresenta fadiga se for exigido intensamente.

O painel de instrumentos digital é simples. A favor, é fácil de ler e traz os principais dados e funções da moto.


FICHA TÉCNICA

Preço sugerido : R$ 39.990
Motor : 803 cm³, 2 cil., 4V, a gasolina
Potência : 75 cv a 8.250 rpm
Torque : 7 mkgf a 5.750 rpm
Câmbio : 6 marchas
Peso : 193 kg

PRÓS E CONTRAS


Prós: CICLÍSTICA. Bem acertada, moto garante boa agilidade no uso urbano e em circuitos “travados”.

Contras: CÂMBIO. Caixa de seis velocidades tem engates curtos, mas poderia ser um pouco mais precisa.


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