Você está lendo...
Veja dicas para viajar de moto nas férias
Notícias

Veja dicas para viajar de moto nas férias

Cuidados e estar preparado para emergências são imprescindíveis para viagens

27 de mai, 2015 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Veja dicas para viajar de moto nas férias
Para viagens mais longas, usar equipamento de segurança completo é necessário

Pegar a estrada de moto nas férias é sempre uma boa opção – além da sensação de liberdade, dá para evitar os engarrafamentos. Mas é preciso tomar alguns cuidados, pois piloto e garupa ficam mais expostos a riscos que os ocupantes de carros.

“Dá para resumir tudo em uma única palavra: ‘planejamento’”, diz Pablo Berardi, supervisor do Triumph Riding Experience, programa da marca inglesa que organiza viagens com seus clientes. “Se você organiza o percurso, lista o que será necessário, inclusive em caso de emergência, reduz as chances de enfrentar problemas e não completar a viagem”, afirma o especialista.

Publicidade


A primeira providência é fazer uma revisão completa na motocicleta, tomando especial cuidado com a corrente ou correia, fluidos e freios. Se a viagem for longa, há itens imprescindíveis, como o jogo de ferramentas, de preferência o original que vem com a moto, e o kit de reparo rápido para eventuais furos nos pneus ou uma câmara de ar extra.

Peças sobressalentes, como manetes, pedais, cabos de acelerador e embreagem, além de corrente, espelhos retrovisores e lâmpadas, devem fazer parte da bagagem.Embora os navegadores GPS estejam cada vez melhores, há sempre o risco de falhas. Por isso, leve sempre um mapa.

Piloto e garupa devem utilizar todo o equipamento de segurança, como botas, luvas, jaquetas e calças apropriadas. “Se a temperatura no local de destino for alta, opte por blusas ventiladas”, diz Berardi. Usar roupas térmicas sob o equipamento de segurança colabora para o conforto. E, para não ficar ensopado em caso de chuva repentina, a capa deve estar em local de fácil acesso.


A altura da bagagem nunca deve ultrapassar a do baú traseiro, pois pode interferir na estabilidade da moto. Viajar com garupa requer atenção, já que, com a adição de peso, o comportamento também muda. Deve-se fazer paradas a cada 150 km ou de duas em duas horas. Aproveite para se hidratar e ingerir alimentos leves – comida pesada aliada a muito tempo sobre a moto causa sonolência e perda de reflexos.

Criança na moto.Motociclistas que pretendem aproveitar as férias para viajar com os filhos devem ficar atentos ao artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina que apenas crianças acima de sete anos podem viajar na garupa. Quem for flagrado transportando pequenos com idade inferior à permitida comete infração gravíssima. A pena são sete pontos no prontuário, multa de R$ 191,54, apreensão da CNH e suspensão do direito de guiar.


Deixe sua opinião