A Toyota vai mostrar no Salão de Tóquio o Corolla GTi, um hot hatch que pode mudar a imagem do sedã japonês em um futuro próximo. Mesmo que um hatch não seja um sedã, o nome Corolla estará lá estampado nele, e se o carro passar da fase de conceito e chegar às ruas, os benefícios para a linha toda seriam imensos.
No final dos anos 80 o Corolla teve uma conceituada versão 1.6 GTi, que rivalizava com outros hatch esportivos, como o Peugeot 205 GTi, pelo posto de hatch mais endiabrado nos poucos países em que foi vendido. Desde lá, a marca não conseguiu emplacar nenhuma derivação esportiva do Corolla com maestria, deixando para o sedã o posto de carro mais vendido do mundo e um apelido indesejável: Vôrolla.
Informações preliminares dão conta de que o Corolla GTi teria um 2.0 Turbo que geraria cerca de 250 cv. Junta-se isso a excelente e sólida plataforma do carro e o ajuste de suspensão praticamente perfeito e temos um carro capaz de fazer as mãos suarem de emoção.
Eu, particularmente, já não tinha muitas esperanças de me emocionar um dia com o Corolla, carro que não tem defeitos e, justamente por isso, não causa nenhum tipo de sentimento. Mas agora parece que o jogo virou, não é mesmo? Essa potência é maior que a do Volkswagen Golf, carro pelo qual eu tenho um apreço quase simbiótico.
Isso vai ao encontro do que o CEO da Toyota, Akio Toyoda, disse em um decreto emitido para a empresa em janeiro deste ano. “No more boring cars”. Carros chatos nunca mais, em tradução livre, é um lema que a marca quer passar a adotar, e a prova disso são suas apresentação programadas para o Salão de Tóquio, que além do Corolla GTi, são o novo esportivo Supra e o roadster S-FR.
Veja mais: Carros que humilharam a concorrência em setembro
1/10
RENAULT KWID
Em seu primeiro mês cheio de vendas, o carrinho da Renault já disparou para o segundo lugar no ranking de modelos mais vendidos no País, com 10,4 mil unidades, perdendo apenas para o Onix. Foi o melhor resultado que a Renault já deve desde a abertura de sua fábrica no Brasil, em 1999.
2/10
RENAULT KWID
Em seu primeiro mês cheio de vendas, o carrinho da Renault já disparou para o segundo lugar no ranking de modelos mais vendidos no País, com 10,4 mil unidades, perdendo apenas para o Onix. Foi o melhor resultado que a Renault já deve desde a abertura de sua fábrica no Brasil, em 1999.
3/10
CHEVROLET ONIX
Mesmo com as recentes reviravoltas no ranking de vendas, o modelo de entrada da Chevrolet continua reinando na liderança, sem ser incomodado: cravou 17,3 mil unidades vendidas no mês.
4/10
CHEVROLET ONIX
Mesmo com as recentes reviravoltas no ranking de vendas, o modelo de entrada da Chevrolet continua reinando na liderança, sem ser incomodado: cravou 17,3 mil unidades vendidas no mês.
5/10
JEEP COMPASS
Assim que foi lançado, o utilitário da Jeep tornou-se rapidamente o queridinho do segmento. Teve 4,2 mil exemplares comercializados em setembro, o que lhe dá uma vantagem de cerca de 400 unidades sobre o segundo colocado entre os SUVs, Honda HR-V.
6/10
JEEP COMPASS
Assim que foi lançado, o utilitário da Jeep tornou-se rapidamente o queridinho do segmento. Teve 4,2 mil exemplares comercializados em setembro, o que lhe dá uma vantagem de cerca de 400 unidades sobre o segundo colocado entre os SUVs, Honda HR-V.
7/10
TOYOTA COROLLA
Com pouco mais de 6 mil unidades emplacadas em setembro, o Corollão continua fazendo os outros sedãs comerem poeira.
8/10
TOYOTA COROLLA
Com pouco mais de 6 mil unidades emplacadas em setembro, o Corollão continua fazendo os outros sedãs comerem poeira.
9/10
MERCEDES-BENZ CLASSE C
Pela primeira vez, o sedã da Mercedes-Benz rompeu a marca das mil unidades mensais: fechou setembro com 1,3 mil carros emplacados. Com isso, a marca alemã também fez sua estreia no ranking dos 50 modelos mais vendidos, no qual o Classe C ocupa a 43ª posição.
10/10
MERCEDES-BENZ CLASSE C
Pela primeira vez, o sedã da Mercedes-Benz rompeu a marca das mil unidades mensais: fechou setembro com 1,3 mil carros emplacados. Com isso, a marca alemã também fez sua estreia no ranking dos 50 modelos mais vendidos, no qual o Classe C ocupa a 43ª posição.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.