Onboard Diego Ortiz

Corolla pode estar perto de perder seu apelido de vovô

Toyota vai mostrar no Salão de Tóquio uma versão hatch esportiva do Corolla com motor 2.0 de 250 cv

Totora Corolla
Corolla GTi da década de 80 Crédito: Toyota

A Toyota vai mostrar no Salão de Tóquio o Corolla GTi, um hot hatch que pode mudar a imagem do sedã japonês em um futuro próximo. Mesmo que um hatch não seja um sedã, o nome Corolla estará lá estampado nele, e se o carro passar da fase de conceito e chegar às ruas, os benefícios para a linha toda seriam imensos.

No final dos anos 80 o Corolla teve uma conceituada versão 1.6 GTi, que rivalizava com outros hatch esportivos, como o Peugeot 205 GTi, pelo posto de hatch mais endiabrado nos poucos países em que foi vendido. Desde lá, a marca não conseguiu emplacar nenhuma derivação esportiva do Corolla com maestria, deixando para o sedã o posto de carro mais vendido do mundo e um apelido indesejável: Vôrolla.

Informações preliminares dão conta de que o Corolla GTi teria um 2.0 Turbo que geraria cerca de 250 cv. Junta-se isso a excelente e sólida plataforma do carro e o ajuste de suspensão praticamente perfeito e temos um carro capaz de fazer as mãos suarem de emoção.

Eu, particularmente, já não tinha muitas esperanças de me emocionar um dia com o Corolla, carro que não tem defeitos e, justamente por isso, não causa nenhum tipo de sentimento. Mas agora parece que o jogo virou, não é mesmo? Essa potência é maior que a do Volkswagen Golf, carro pelo qual eu tenho um apreço quase simbiótico.

Isso vai ao encontro do que o CEO da Toyota, Akio Toyoda, disse em um decreto emitido para a empresa em janeiro deste ano. “No more boring cars”. Carros chatos nunca mais, em tradução livre, é um lema que a marca quer passar a adotar, e a prova disso são suas apresentação programadas para o Salão de Tóquio, que além do Corolla GTi, são o novo esportivo Supra e o roadster S-FR.

Veja mais: Carros que humilharam a concorrência em setembro


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Ofertas Carros 0km

Ofertas com condições especiais