Onboard

Volkswagen Polo: Golfinho ou Golzão?

Volkswagen Polo tem chamado a atenção do mercado nos números de vendas, mas dúvida ainda continua

Diego Ortiz

25 de jan, 2018 · 4 minutos de leitura.

Volkswagen Polo" >
Volkswagen Polo
Crédito: Crédito: Volkswagen

O ano de 2018 começou e o Volkswagen Polo surgiu como um furação, ficando na terceira colocação em vendas no País, na primeira quinzena de janeiro, atrás apenas de Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Não há um jornalista automotivo que eu conheça que não tenha gostado do carro - alguns planejam até comprar um.

Ele tem seus defeitos, como o acabamento simples demais, mas é definitivamente um carro muito gostoso de dirigir. E assim como todos os especialistas gostaram, não há, do outro lado da moeda, nenhum amigo "não inciado" ou frentista de posto de gasolina que não confunda o Polo com o Gol.

Eu já cansei de explicar que não é - literalmente cansei -, e por isso decidi fazer esse textão. A Volkswagen, de uma forma marketeira bem esperta, usa em suas campanhas que o Polo é um mini Golf. Não é, mas se for para escolher se o novo hatch é um Golfinho ou um Golzão, a primeira opção é a correta.

Publicidade


A marca poderia ter ousado mais no visual, na minha opinião, criando uma assinatura de design mais distinta. Já pensando nessa mania do brasileiro de desmerecer as coisas. Mas não o fez e os números de vendas, até agora, mostram que não precisou.

Porém, mesmo que parecido mais com o Gol que com o Golf, o Polo usa uma variação encurtada da plataforma do hatch médio, a MQB-A0. Portanto, sua base é de Golf, não de Gol. Isso se traduz em mais espaço interno e mais largura para os ocupantes. Estabilidade em curvas superior e um cofre de motor que comporta o 2.0 TSI de 220 cv que virá numa versão GTi também estão no pacote.

Preço é o que convence

Porém, fora as igualdades com o Golf, há algo que explica muito bem o sucesso do Polo, que é o seu preço. Seu valor inicial é de R$ 49.990. O do Gol é R$ 43.840 e o do Golf R$ 78.780. Ou seja, apesar da plataforma e outras qualidades herdadas do hatch médio, seu preço está mais para o do compacto. Quando o cliente faz a conta na ponta do lápis, percebe que levar o Polo para casa é um golaço.


VEJA MAIS: 10 carros que dá para comprar com o IPVA mais caro de SP

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.