Placa Amarela

Banquete de clássicos

Concurso de elegância reúne alguns dos mais belos, raros e valiosos carros de coleção do País

Roberto Bascchera

11 de out, 2017 · 7 minutos de leitura.

Banquete de clássicos
Crédito: Concurso de elegância reúne alguns dos mais belos, raros e valiosos carros de coleção do País

Packard 1931: The Best. Foto: Iuri Rodrigues/Assessoria da FBVA

Para quem gosta de clássicos, foi um banquete e uma aula de história da indústria automobilística. Oitenta e quatro dos melhores e mais valiosos carros de colecionadores brasileiros participaram sábado (07/10) do Car Day Brasil – Concours d’Elegance. No gramado do campo de polo da Sociedade Hípica Paulista, eles foram distribuídos em grupos, por marcas: Rolls Royce, Jaguar, Mercedes-Benz, Porsche, Ferrari, Buick, Packard, Maserati, Cadillac, Alfa Romeo, Aston Martin. E o que não faltou foi elegância.

Publicidade


Gramado da Hípica foi palco para os clássicos. Foto: Roberto Bascchera/Estadão

O evento marcou os 30 anos da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). A avaliação dos participantes para a entrega de prêmios foi feita por especialistas da Federation Internationale de Vehicules Anciens (Fiva). E o comparecimento poderia ter sido bem maior, não fosse o dia chuvoso. A organização esperava 120 carros.

A premiação teve por base o período de fabricação dos clássicos. O título “The Best” ficou com o Packard 1931, carroceria Saoutchik, de Antônio Ricardo Beira. Também foram premiados Packard Coupe 1930 (melhor “Vintage”), Cord 812 Phaeton 1937 (“Post Vintage”), Cadillac Brougham 1957 (“Post War”), MG TC roadster 1948 (“Post War”), Ferrari 365 GTC Pininfarina 1969 (“Class F”), Ferrari Dino GT 246 1973 (“Class G”), Piaggio Vespa 400 1959 (“Fiva”), Chevrolet Baby Grand 1917 (“FBVA”), Ferrari Barchetta 1952 (“Motul”), Buick 129-50 1927 (“Fiva Preservation”).

A maioria dos carros chegou ao evento sobre plataforma de guincho, cobertos por capas, e com seus donos aflitos por causa da umidade.


Mas houve quem não ligasse para isso. O colecionador Cesar Cini cobriu os pouco mais de mil quilômetros entre Bento Gonçalves (RS) e São Paulo ao volante de seu raro Piaggio Vespa 400 1959 verde, um minicarro com motor de dois cilindros refrigerado a ar e 14 cavalos de potência. O esforço foi recompensado com o troféu Fiva.

O minicarro Vespa 400. Foto: Roberto Bascchera/Estadão

Outro homenageado na festa foi o casal neo-zelandês Fred e Elizabeth Smits. A dupla está na estrada desde 2014. A bordo de um Mercedes-Benz 220S fabricado em 1950, eles já passaram pela América do Norte e América Central e só pretendem encerrar a aventura em 2022, após passar pelos cinco continentes.


Reinando absoluto no gramado, o Mercedes-Benz 300SL Gullwing, com suas portas “asa de gaivota” foi um dos mais festejados – e fotografados – pelo público. Outro carro que chamou a atenção foi o Rolls Royce Silver Wraith preto, 1953, que pertenceu à Presidência da República. Importado pelo presidente Getúlio Vargas, ele também foi propriedade do empresário Assis Chateaubriand.

O Mercedes-Benz Asa-de-Gaivota. Foto: Roberto Bascchera/Estadão

Veja a relação de premiados:


Vintage 1919 a 1930
Gandini participações e representações LTDA – Packard Coupe 1930
Antonio Ricardo Beira – Isotta Fraschini 8AS – 1927
Antonio Wagner da Cunha Henriques – Cadillac Town Car – 1927

O Isotta Fraschini. Foto: Roberto Bascchera/Estadão

Post Vintage 1931 a 1945
João Siciliano – Cord 812 Phaeton – 1937
Gandini Participações e representações LTDA – Cadillac – 1941
Leo Steinbruch – Lincoln Continental conv – 1941


Cord 812 Phaeton 1937

Post War 1946 a 1960
Gandini Participações e representações LTDA – Cadillac Brougham – 1957
Old Bridges Classic Car Collections – MB 220 SE conv – 1960
Irmãos Viel – Chevrolet Belair Fisher conversível – 1955

Post War 1946 a 1960
Ricardo Prado e Maria Teresa Prado Santos – MG TC roadster – 1948
Old Bridges Classic Car Collections – Aston Martin Conv. DB Mark III – 1958
William Simoceli – Porsche 356 speedster – 1956


MG Roadster

. Foto: Roberto Bascchera/Estadão

Class F 1961 a 1970
Edgard Saigh – Ferrari 365 GTC Pininfarina – 1969
Fernando Stickel e Sandra Pierzchalski – MB 280 SL – 1970
Heavy Rerpesentações e Adm. De bens imóveis ltda – Ferrari 330 GT coupe – 1965


Class G 1971 a 1977
Old Bridges Classic Car Collections – Ferrari Dino GT 246 – 1973
Antônio Carlos Lopes – Maserati Bora – 1977
Mario Laffitte – Porsche 914 – 4 – 1975

Ferrari Dino. Foto: Iuri Rodrigues/Assessoria da FBVA

FIVA
Cesar Cini – Piaggio Vespa 400 – 1959


FBVA
Nilson Carratú – Chevrolet Baby Grand – 1917

Motul
Antonio Ricardo Beira – Ferrari Barcheta – 1952

FIVA Preservation
Marcos Meduri – Buick 129-50 Fisher – 1927


Best Of Show
Ricardo Beira – Packard Saltic Limo – 1931

A imponência do Packard vencedor. Foto: Roberto Bascchera/Estadão

De Tomaso 1975. Foto: Roberto Bascchera/Estadão
Fiat Abarth 750 1959
Rolls Royce 1959. Foto: Roberto Bascchera/Estadão

Aston martin. Foto: Roberto Bascchera/Estadão
Mercedes-Benz 1938
O Rolls Royce Silver Wraith que pertenceu à Presidência da República. Foto: Roberto Bascchera/Estadão

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.