Você está lendo...
AGU confirma veto à multa por velocidade média
Legislação

AGU confirma veto à multa por velocidade média

Advocacia Geral da União expediu parecer com a decisão após consulta do Denatran

Redação

07 de dez, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

multa
Multa por excesso de velocidade pode chegar a R$ 880,41
Crédito:CLAYTON DE SOUZA/ESTADÃO

A possibilidade de multa por velocidade média está vetada no Brasil, pelo menos por enquanto. O parecer veio da Advocacia Geral da União (AGU) após consulta formulada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (6) por meio do Ministério das Cidades.

Em nota, a AGU informou que a fiscalização por velocidade média só poderá ser realizada para "promover a educação no trânsito", sem qualquer tipo de cobrança. A decisão vale para todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito. O parecer ainda deixa claro que, para que haja este tipo de fiscalização, é preciso uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro.

Desde novembro deste ano, a prefeitura de São Paulo fiscaliza a velocidade média dos carros em importantes vias da capital. Os radares das avenidas 23 de maio, dos Bandeirantes e da pista expressa da Marginal Tietê têm registrado o tempo que cada carro leva para cruzar cada sensor. Com a decisão da AGU, as notificações da prefeitura aos motoristas vão continuar sendo apenas educativas. Em um teste feito em 2015, o número de veículos cuja velocidade média era maior que a permitida na via chegou a ser sete vezes superior que a de carros flagrados por radares.

Publicidade


 

VEJA TAMBÉM: CARROS QUE ULTRAPASSAM OS 400 KM/H

Deixe sua opinião