Você está lendo...
CNH Digital está disponível em São Paulo a partir de hoje
Legislação

CNH Digital está disponível em São Paulo a partir de hoje

Nova modalidade de emissão da CNH pode ser baixada no celular por motoristas do estado de São Paulo; CNH digital é gratuita e tem validade nacional

Redação

22 de mar, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

cnh digital
Motorista poderá usar celular para portar CNH; código de verificação ou QR-Code são as únicas coisas necessárias para validar a certidão da CNH
Crédito:Denatran/Divulgação

O Detran de São Paulo liberou hoje a CNH Digital para os condutores registrados no estado. Apenas os motoristas que já possuírem a CNH com QR Code impresso na parte interna do documento podem solicitar o modelo digital. Essas CNH foram emitidas a partir de maio de 2017.

Além disso, o condutor precisa ter Certificado Digital, o e-CPF, para conseguir baixar a habilitação no aplicativo para celular. Com ele, basta acessar o site do Portal de Serviços do Denatran e fazer o cadastro. O usuário vai receber um SMS de confirmação no celular e poderá abrir a CNH Digital.

Quem não tiver a cerfiticação online, precisa ir a um posto do Detran para fazer o cadastro pessoalmente. A partir daí, a CNH digital pode ser emitida no aplicativo. Caso o documento for mais antigo e não tiver QR Code no verso, será necessário emitir uma segunda via mais moderna ao custo de R$ 42,41. Se o documento estiver vencido, será necessário ainda renová-lo.

Publicidade


O aplicativo oficial é o da Serpro, disponível para download em dispositivos Android (pela PlayStore) e Apple, via iTunes. Para acessar, será necessário o CPF e o código de ativação enviado por SMS. O sistema pedirá a criação de uma senha de quatro dígitos, usada toda vez que o motorista precisar visualizar a CNH.

A CNH Digital substitui por completo a carteira de motorista em papel e é válida em todo o território nacional. Depois da CNH, o governo estuda tornar digital também o documento do carro.

CNH em casa

Além da nova modalidade da carteira de habilitação, o Detran tornou gratuito o envio pelos Correios da versão impressa da CNH. Em caso de renovação ou segunda via do documento, o condutor precisava ir a um posto do Detran ou pagar R$ 11 para receber a nova carteira em casa. A medida deve diminuir o fluxo de pessoas nos postos do Detran e agilizar o atendimento para outras ocorrências.


Deixe sua opinião