Você está lendo...
Faça você mesmo a revisão para as férias
Manutenção

Faça você mesmo a revisão para as férias

Listamos os principais itens do veículo que o próprio motorista pode checar antes de pegar a estrada

Thiago Lasco

20 de dez, 2017 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen
Crédito:

Já sabe para onde vai nas férias? Se a viagem for de carro, uma boa revisão antes de partir garante tranquilidade e evita paradas inesperadas. Afinal, o veículo provavelmente será submetido a esforços maiores que os do dia a dia: rodará carregado e em trajetos mais longos que o habitual.

Muitos itens podem ser checados pelo próprio motorista em menos de uma hora. Basta dar uma volta atenta ao redor do veículo, na garagem de casa mesmo, para verificar o funcionamento do sistema de iluminação e o estado dos pneus. Manchas no chão podem indicar vazamento de óleo e pedem manutenção preventiva.

Veja sugestões de sistemas que você mesmo pode checar sem ajuda de um mecânico:

Publicidade


1. MOTOR

Com o motor frio, verifique o nível de óleo e quanto falta (em quilômetros) para a próxima troca. Retire a vareta, limpe com um folha de papel (evite tecidos, que podem deixar fiapos e contaminar o lubrificante) e recoloque no tubo. Ao retirá-la novamente, a marca deverá estar entre os níveis de máximo e mínimo indicados. Em seguida, dê a partida com as janelas abertas para checar se há ruídos estranhos. Se houver, procure um mecânico de confiança.

2. LIMPADORES E PALHETAS


Limpe as borrachas das palhetas com um pano úmido, para evitar que risquem o para-brisa. Se estiverem ressecadas, faça a substituição (as peças são presas aos braços do sistema por clipes fáceis de retirar). Não esqueça de verificar se os limpadores estão funcionando corretamente e se o reservatório de água está cheio.

3. LUZES

Verifique o funcionamento dos faróis altos e baixos, das lanternas e das luzes de ré, de direção (pisca-piscas) e das placas. Lâmpadas queimadas podem render multas. Trocá-las normalmente requer apenas chaves de fenda e um alicate. Em caso de dúvida, veja instruções no manual do proprietário. Se não tiver certeza sobre a especificação da peça de reposição, leve a antiga à loja em que for comprar a nova. Atenção: apenas faróis e lanternas com lâmpadas halógenas podem ser manipulados sem assistência especializada. No caso de luzes de xenônio ou LEDs, procure um profissional.


4. FLUIDOS

Com o motor frio, verifique o nível do líquido de arrefecimento do radiador, pelas marcações no próprio reservatório, e complete se necessário. É importante que o tanquinho do lavador de para-brisa esteja cheio, pois na estrada o vidro costuma sujar mais, por causa de insetos e poeira. Acrescente à água um pouco de detergente especial. Jamais use detergente para lavar louça, que pode até manchar a pintura.

5. SEGURANÇA E DOCUMENTOS


Certifique-se de que triângulo de emergência e macaco estão no carro e familiarize-se com seu uso previamente. A falta desses equipamentos pode gerar multa e 5 pontos na CNH do motorista. Em caso de blitze, o carro pode ser apreendido se não estiver com a documentação em dia, ou se a habilitação do condutor tiver vencido há mais de 30 dias – isso gera multa e 7 pontos na CNH.

6. PNEUS

Atenção ao desgaste excessivo ou irregular das bandas de rodagem, que indica necessidade de troca do pneu. A pressão deve ser checada a cada 15 dias (uma etiqueta na porta ou na tampa do tanque de combustível indica a calibragem ideal conforme o tipo de utilização e carga). Esses cuidados devem ser tomados também com o estepe, que costuma ser esquecido.


 

VEJA TAMBÉM: DEZ CARROS ODIADOS PELO MECÂNICOS

Deixe sua opinião