Com o tempo, é comum as lentes dos faróis ficarem amareladas e opacas, o que prejudica o alcance do facho e, consequentemente, a visibilidade. O problema pode ser resolvido em casa ou em oficinas especializadas, a partir de R$ 220 por peça.
Para reduzir o amarelamento, o ideal é manter as lentes sempre limpas. Especialistas recomendam usar lixa d’água e fazer movimentos circulares e suaves, além de utilizar água para não riscar o plástico.
Ao transitar em rodovias, é comum que insetos mortos fiquem grudados na dianteira do carro e, em grande quantidade, podem liberar toxinas que causam danos às lentes dos faróis. Por isso, após viagens, recomenda-se limpar os componentes com água e sabão neutro.
Lavar as peças também ajuda a identificar tanto problemas nas lentes quanto o melhor método de recuperação.
Uma restauração completa custa cerca de R$ 220 por peça na 360 Estética Automotiva (4328-5801), na zona oeste. O serviço inclui o polimento das lentes, pelas faces interna e externa, além da desmontagem e remontagem do conjunto.
Rachaduras.Se houver fissuras na lente, o ideal é a troca do conjunto completo. Há empresas que oferecem reparos parciais, mas é preciso ter cuidado para que não haja alteração direcional dos fachos. Se isso ocorrer, pode prejudicar a segurança.
Se os faróis forem de vidro (isso é comum em carros mais antigos), a limpeza deverá ser feita apenas por profissionais especializados. Esse tipo de serviço requer, além de capacitação técnica, a utilização de produtos adequados para remoção de sujeira e manchas.