FCA anuncia recall de 470 mil veículos no mundo todo

Desta vez, recall da FCA (Fiat Chrysler Automóveis) está relacionado a defeito no apoio de cabeça, e não a falhas de air bags

Jeep Liberty 2012
O Jeep Liberty 2012 está entre os modelos envolvidos no recall por causa de problemas com o apoio de cabeça ativo. Foto: Eric Thayer/Reuters

A sexta-feira, 13, teve sabor de Sexta-feira 13 para a FCA (Fiat Chrysler Automóveis). A empresa anunciou ontem, nos Estados Unidos, o recall de 470 mil veículos no mundo inteiro, e desta vez o problema não está relacionado a air bags.

O defeito da vez é referente ao apoio de cabeça ativo. O sistema foi feito para evitar lesões no pescoço e na coluna cervical em casos de colisão traseira. Nesse tipo de choque, a cabeça dos ocupantes do veículo da frente tende a movimentar-se violentamente para trás, numa reação conhecida como “efeito chicote”, o que pode causar sérios danos físicos.

O encosto de cabeça ativo faz o movimento contrário, movendo-se para a frente, para anular esse movimento do corpo humano, e reduzindo os problemas.

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), autoridade de segurança no trânsito dos Estados Unidos, está investigando o assunto desde junho. A FCA, no entanto, informou que não tem registro de acidentes ou ferimentos relacionados ao recall.

Estão envolvidos no chamamento o Jeep Liberty 2012, o Chrysler 200 e o Dodge Avenger, ambos produzidos entre 2012 e 2013.

O funcionamento do apoio de cabeça ativo pode ser conferido neste vídeo da Toyota:

Seminovos

Confira as melhores ofertas do Autoline.com.br


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas