Você está lendo...
FCA anuncia recall de 470 mil veículos no mundo todo
Recall

FCA anuncia recall de 470 mil veículos no mundo todo

Desta vez, recall da FCA (Fiat Chrysler Automóveis) está relacionado a defeito no apoio de cabeça, e não a falhas de air bags

Redação

14 de out, 2017 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

Jeep Liberty 2012
Crédito:O Jeep Liberty 2012 está entre os modelos envolvidos no recall por causa de problemas com o apoio de cabeça ativo. Foto: Eric Thayer/Reuters

A sexta-feira, 13, teve sabor de Sexta-feira 13 para a FCA (Fiat Chrysler Automóveis). A empresa anunciou ontem, nos Estados Unidos, o recall de 470 mil veículos no mundo inteiro, e desta vez o problema não está relacionado a air bags.

O defeito da vez é referente ao apoio de cabeça ativo. O sistema foi feito para evitar lesões no pescoço e na coluna cervical em casos de colisão traseira. Nesse tipo de choque, a cabeça dos ocupantes do veículo da frente tende a movimentar-se violentamente para trás, numa reação conhecida como "efeito chicote", o que pode causar sérios danos físicos.

O encosto de cabeça ativo faz o movimento contrário, movendo-se para a frente, para anular esse movimento do corpo humano, e reduzindo os problemas.

Publicidade


A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), autoridade de segurança no trânsito dos Estados Unidos, está investigando o assunto desde junho. A FCA, no entanto, informou que não tem registro de acidentes ou ferimentos relacionados ao recall.

Estão envolvidos no chamamento o Jeep Liberty 2012, o Chrysler 200 e o Dodge Avenger, ambos produzidos entre 2012 e 2013.

O funcionamento do apoio de cabeça ativo pode ser conferido neste vídeo da Toyota:


Deixe sua opinião