Fique de olho na suspensão

Veja quais são os sintomas de que componentes do sistema devem ser substituídos e saiba como prolongar sua vida útil

Amortecedor pode perder eficiência ao passar por um buraco ou desnível mais acentuado. Foto: Cládio Teixeira/Estadão

Se o seu carro faz barulhos metálicos quando passa por buracos, dando a impressão de ter alguma peça solta, ou balança em excesso quando encara uma sequência de curvas, pode ser um sinal de que alguns componentes da suspensão estão no fim de sua vida útil e devem ser trocados.

Os amortecedores são os que mais sofrem com a má qualidade das ruas brasileiras, e podem perder eficiência numa simples pancada mais forte. O motorista pode sentir o carro oscilar mais e as rodas “quicarem” ao passar por buracos. E, se apresentar esse comportamento, a única solução é a troca dos amortecedores. Um par dianteiro para um Fiat Palio 1.0 custa R$ 442 na loja Jocar (3797-0777).

Se o comportamento do carro não muda, mas a suspensão se torna muito ruidosa, o problema pode estar em buchas ou nos batentes do sistema, feitos de borracha e que se gastam com o tempo e o uso do veículo. Mais em conta, o kit de buchas e batentes dianteiros custa R$ 281 também para um Fiat Palio 1.0 na Jocar. Esses componentes devem ser trocados sempre junto com os amortecedores.

Cuidados. Especialistas indicam que uma verificação no estado geral dos componentes seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou de acordo com as especificações de manutenção do manual do proprietário.Isso ocorre porque quando a suspensão dá sinais visíveis de desgaste, a eficiência do conjunto já está comprometida há mais tempo.

Para prolongar a vida útil da suspensão, o motorista pode tomar alguns cuidados simples. Evitar andar muito rápido em ruas de pavimento ruim é um deles, já que isso acentua desgaste do sistema. Os cuidados devem ser ainda mais especiais em carros com suspensões mais firmes, como modelos esportivos, que naturalmente já sofrem mais em ruas imperfeitas. As lombadas também devem ser transpostas sempre de frente, e não na diagonal, para evitar torções desnecessárias na carroceria.


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