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JAC T8 de leitor apresenta problemas na parte elétrica
Defenda-se

JAC T8 de leitor apresenta problemas na parte elétrica

Utilitário foi devolvido ao dono com os mesmos defeitos e os avisos do painel em idioma chinês

25 de jan, 2017 · 8 minutos de leitura.

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 JAC T8 de leitor apresenta problemas na parte elétrica
Leitor diz que se acenderam no painel luzes espia de avaria nos sistemas de freio e air bags

Assim que saí da concessionária com meu JAC T8 novo, acenderam-se no painel várias luzes espia, como as que indicam avaria nos sistemas de freio e air bags. Deixei o carro na autorizada no dia seguinte, para que fosse feito o conserto, e ele me foi devolvido com os mesmos avisos, mas em idioma chinês. Voltei outra vez à concessionária e disseram que seria necessário fazer a troca do chicote elétrico e de todo o painel. Como pode um veículo novo ter defeitos assim? Posso pedir meu dinheiro de volta ou outro carro?
Felipe Aires Duarte, CAPITAL

JAC responde: a montadora foi consultada, mas não enviou resposta ao Jornal do Carro.

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O leitor diz que levou o veículo novamente à autorizada, que fez os reparos sem ônus.

Advogado: um carro entregue já com problemas de funcionamento não corresponde ao que se espera de um produto novo. Nesse caso, a concessionária deve oferecer a opção de troca ao consumidor. Se ele concordar com o reparo, o serviço deverá ser feito no prazo máximo de 30 dias.

Confira as outras reclamações publicadas na coluna Defenda-se desta semana


FORD FOCUS
Consumo elevado de combustível

Comprei um Focus novo há seis meses e considero inaceitável o seu elevado consumo de combustível. Na cidade, o carro roda 3,5 km com um litro de etanol e 4,5 km com gasolina, enquanto os valores que constam na etiqueta afixada no para-brisa são de 6,7 km/l e 9 km/l, respectivamente. Venho comprando Focus há 13 anos e sempre obtive médias muito melhores. Além disso, o combustível faz barulho ao chacoalhar no tanque e o sistema que deveria acionar os freios diante de obstáculos, com o carro a até 50 km/h, não está funcionando. Reclamei desses problemas na revisão, mas o carro foi devolvido no mesmo estado. É revoltante um veículo que custa mais de R$ 100 mil apresentar tais defeitos e lamentável uma concessionária não conseguir diagnosticá-los e solucioná-los.
Michael M. Ghinsberg, CAPITAL

Ford responde: caso resolvido.


O leitor diz que, orientado pela Ford, levou o carro novamente à autorizada, que apenas fez “ajustes no sistema” para atenuar o consumo de combustível, o que ele considera insuficiente. Ele afirma que os outros defeitos não foram resolvidos.

Advogado: quando a montadora divulga dados de consumo e o consumidor os contesta, é da empresa o ônus de comprovar a veracidade das informações. Em caso de ação judicial movida por um ou diversos compradores, a marca terá de arcar com o custo da perícia para verificar se os números anunciados são verdadeiros. Do contrário, o consumidor pode desfazer o negócio ou exigir um abatimento no preço do carro.

FORD FIESTA
Pane no câmbio automatizado


Venho sofrendo com a trepidação do câmbio de meu Fiesta há cerca de um ano e meio. Na primeira revisão, apontei o problema e na autorizada disseram que o câmbio seria trocado sem ônus, mas o serviço só seria realizado dentro de 90 dias. Tive de continuar rodando com o carro naquele estado, inclusive com consumo de combustível mais alto por causa das trocas de marcha fora do tempo correto. Cinco meses após a revisão, a embreagem foi trocada e, na primeira viagem que fiz, o câmbio travou. A Ford nem mesmo me prestou a assistência adequada. Três meses após o reparo, a trepidação voltou e o carro começou a perder força em subidas, a ponto de quase provocar uma colisão com o veículo que vinha atrás. Levei-o a uma terceira concessionária, que novamente diagnosticou a necessidade de troca do câmbio, com espera de 60 a 90 dias, pois a peça estava em falta. É inadmissível que um carro com 18 meses de uso tenha de trocar o câmbio pela terceira vez.
Fabiano Cipriano, CURITIBA (PR)

Ford responde: caso resolvido.

O leitor diz que o caso só foi resolvido quando ele passou a reclamar na página da Ford em uma rede social.


Advogado: se o reparo não é feito de forma cabal e o defeito reaparece, cabe a troca do veículo, para não expor o cliente a riscos. No caso concreto, embora o leitor tenha aceito o reparo, ele pode pedir indenização por dano moral e reembolso dos gastos com locomoção.

Quer participar? Envie um resumo do problema para jcarro@estadao.com, com seu nome, RG, CPF, endereço com município e telefones de contato.


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