Leitor relata ruído forte na direção de seu Captur

Ele conta que o volante emite um zunido alto quando o carro está parado, forçando-o a aumentar o volume do sistema de som

Crédito: Rodolfo Buhrer/La Imagem/Renault

Comprei um Captur para minha esposa há um mês. Desde a retirada, o volante emite um zunido muito alto quando o carro está parado. Já o levei três vezes à concessionária Sinal. Primeiro disseram que havia um defeito na direção eletro-hidráulica, depois alegaram que isso era normal no veículo. De cinco carros testados na autorizada, quatro tinham o mesmo barulho, mas o do meu era o mais alto de todos. O modelo tem apenas mil km rodados e não dá nem ouvir música sem deixar bem alto o volume do som.
Eduardo Pilla, CAPITAL

Renault responde: nossa central de atendimento e a autorizada cuidaram do caso no dia 28 de dezembro de 2017.

O leitor diz que voltou novamente à Sinal e o ruído foi eliminado após a substituição do conjunto de direção do veículo.

Advogado: quando um consumidor relata defeitos no veículo, a montadora tem duas opções. A primeira é assumir o problema e corrigi-lo, como nesse caso. A segunda é apresentar um laudo atestando que o carro está dentro das especificações técnicas que garantem a segurança e o conforto do usuário.

Confira as outras reclamações publicadas na coluna Defenda-se desta semana

PEUGEOT 2008
Desilusão com a central multimídia

Comprei um 2008 Griffe THP. No site da Peugeot e em folhetos de divulgação, há uma central multimídia exibindo um mapa do Google e a informação de que o sistema se conecta ao celular. Em nenhuma imagem, o telefone está ligado por cabo. Perguntei na autorizada se o espelhamento de smartphone funcionava com Android Auto, já que no meu Peugeot anterior isso não ocorria. Os vendedores falam que sim, mas não mostram. Aliás, nem sabem como o dispositivo funciona direito. Comprei o carro e me sinto um idiota.
Erich G. Schaitza, CURITIBA (PR)

Peugeot responde: as imagens do nosso site são meramente ilustrativas. As funcionalidades Mirror Link, Car Play e Android Auto requerem a instalação dos aplicativos correspondentes. A central multimídia do 2008 permite o espelhamento com o cabo. Com relação às explicações durante a apresentação do veículo, tomamos providências junto à autorizada envolvida.

O leitor argumenta que a Peugeot age de má-fé ao publicar imagens de uma central multimídia que faz o espelhamento sem cabos, o que não ocorre na prática. Ele só percebeu que seria obrigado a usar um cabo depois que já havia adquirido o veículo. Ele diz que imagem meramente ilustrativa não é diferente de propaganda enganosa e que a marca deveria usar fotos que mostrassem a central ligada ao celular por um cabo.

Advogado: do ponto de vista jurídico, publicidade enganosa é toda e qualquer mensagem que induza o consumidor a erro. Portanto, se o material publicitário leva o potencial comprador a acreditar que o espelhamento do celular pode ser feito sem a ajuda de cabos, e isso não é verdade, então há propaganda enganosa e a empresa deve parar de veiculá-la ou cumprir aquilo que anuncia.

VW POLO
Atraso na entrega do carro novo

No dia 10 de outubro de 2017, reservei um Polo Highline zero-km na Comeri Jabaquara pelo valor de R$ 75.490, tendo pago sinal de R$ 1 mil. Dois meses depois, não há sequer previsão de entrega. Como pode a Volkswagen lançar um modelo novo sem se programar adequadamente para atender à demanda? Quando entregarão meu carro?
Iraci Lunardeli Garrossino, CAPITAL

VW responde: entramos em contato com a cliente para prestar os esclarecimentos sobre o caso.

A leitora diz que nunca foi procurada pela VW. Ela afirma que tomou a iniciativa de ligar para o gerente de vendas da autorizada e ouviu que o carro só será entregue no fim de março ou início de abril, sem qualquer justificativa para a demora.

Advogado: se o consumidor tiver como comprovar que a empresa prometeu a entrega do veículo em um prazo e não cumpriu, ele pode pedir indenização pelos gastos com locomoção a partir do vencimento desse prazo, além de reparação de outros eventuais prejuízos comprovados decorrentes do atraso na entrega. Outra opção é pedir o cancelamento da compra, com a devolução corrigida do valor pago.

Quer participar? Escreva um texto descrevendo seu problema de forma objetiva e sucinta e envie para o e-mail jcarro@estadao.com. Informe seu nome completo, RG e CPF, endereço com município e telefones para contato. Se possível, para facilitar o trabalho da montadora envolvida, forneça também o número do chassi e a placa do veículo.


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