Você está lendo...
Leitora se queixa de serviços mal prestados em revenda Kia
Defenda-se

Leitora se queixa de serviços mal prestados em revenda Kia

Leitora afirma que navegador GPS de seu Kia Soul parou de funcionar após atualização na concessionária

31 de ago, 2016 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

 Leitora se queixa de serviços mal prestados em revenda Kia
Kia Soul teve navegador GPS atualizado, mas depois parou de funcionarKIA SOUL

Navegador GPS desatualizado

Já faz quatro meses que aguardo que a Kia forneça a atualização do sistema do navegador GPS do meu carro, mas a marca informa que não tem previsão sobre quando isso ocorrerá. Vou fazer uma viagem rodoviária nos próximos dias e o dispositivo atualizado é imprescindível para minha orientação e segurança. Temo que a Kia se exima de sua responsabilidade e eu tenha de ficar com um equipamento obsoleto, no qual não possa confiar.

Publicidade


Marta Costa Moreira, CAPITAL

Kia responde: os mapas do GPS do veículo foram atualizados com a última versão disponível.A leitora confirma que o carro foi levado à autorizada, mas diz que o navegador voltou desconfigurado e, poucos dias depois, travou e apagou durante uma viagem. Ela diz que o GPS está exibindo informações desatualizadas sobre itens como semáforos e limites de velocidade.

Advogado: ao declarar que o equipamento foi “devidamente atualizado”, a própria empresa assume que tem a obrigação de manter o serviço em perfeita condição de uso. A leitora deve exigir a atualização do GPS, bem como a reparação de eventuais prejuízos causados pela falta de atualização do dispositivo.


HONDA FIT

Reparo em garantia negado

Na semana passada, com meros 9 mil km rodados, meu Fit teve um apagão súbito e quase provocou um acidente em uma via expressa. O motor não pegou mais e o carro foi rebocado. Em contato telefônico com a autorizada, recebi o diagnóstico de corrosão da bomba de combustível, causada por agente externo. Por isso, a troca da peça não seria coberta pela garantia e custaria R$ 1.200.


Sou engenheira química, conheço bem o que é uma bomba e sei mais ainda sobre processos corrosivos. Fui até a concessionária e, quando questionei que parte da bomba teria sofrido corrosão, visto que ela é feita principalmente de plástico, o atendente me mostrou um manual interno com a orientação de classificar esses casos como “agente externo - sem garantia”.

Como uma avaliação tão superficial, feita pela simples comparação visual entre a bomba do meu carro e fotos de um manual, pode concluir que houve corrosão e, ainda por cima, causada por combustível ruim? Exigi que a Honda emitisse um laudo técnico e não fui atendida.

Lygia Malagutti, SANTO ANDRÉ (SP)


Honda responde: o veículo foi reparado e entregue à cliente.

A leitora confirma que a peça foi trocada em garantia no dia seguinte ao envio da queixa.

Advogado: a leitora fez bem em exigir da montadora um laudo técnico. Sem a devida comprovação da alegada corrosão por uso de combustível ruim, a empresa não pode negar o reparo em garantia.


FORD SUPERFORD

Reviravolta na negociação

Tentei adquirir um Ford Ka zero-km. Na autorizada, avaliaram meu usado em R$ 7.500, fizeram-me preencher vários formulários e, após a aprovação do crédito, encaminharam meu carro à vistoria cautelar na oficina com quem mantinham relação comercial.


Após essa inspeção, porém, a concessionária me surpreendeu reduzindo o valor da avaliação para R$ 4.500, ou R$ 5.500 se eu substituísse os pneus por minha conta. Não aceitei esses termos e o negócio não se concretizou. Pedi que me reembolsassem os R$ 330 que paguei pela vistoria, mas não obtive êxito, e quero ser ressarcido.

Luciano A. Nascimento, CAPITAL

Ford responde: a perícia cautelar constatou que o usado apresentava ferrugem no chassi, histórico de roubo e problemas estruturais que inviabilizaram a transação pelo valor oferecido inicialmente. O cliente recusou a nova proposta. Mesmo de posse do laudo, ele acha que tem direito a reaver o valor da perícia, que lhe será devolvido.


O leitor confirma o reembolso. Ele alega que, na negociação, não lhe informaram que seu usado teria de passar por perícia e diz que a loja foi desleal ao reduzir o valor da avaliação.

Advogado: durante a negociação, os custos envolvidos devem ser previamente detalhados. A loja deveria ter informado ao leitor que ele teria de arcar com a perícia e seu resultado poderia reduzir o valor de avaliação do bem. Se isso não ocorreu, a devolução do valor da perícia é a saída correta.

Quer participar? Envie um resumo do seu problema com seu nome completo, RG, CPF, endereço com município e telefones de contato para o e-mail jcarro@estadao.com


Kia Sportage Híbrido EX Prestige Turbo GDI 180 cv
Oferta exclusiva

Kia Sportage Híbrido EX Prestige Turbo GDI 180 cv

Deixe sua opinião