Você está lendo...
Estado de São Paulo proíbe abastecimento além do limite da bomba
Legislação

Estado de São Paulo proíbe abastecimento além do limite da bomba

Nova lei impede todos os postos do estado de abastecer após o "click" da bomba

Redação

28 de fev, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Lei tem o objetivo preservar a saúde e o meio ambiente da exposição do benzeno/ Crédito: NILTON FUKUDA/ESTADÃO
Crédito:

Não é mais permitido abastecer além do limite automático das bombas de combustível em São Paulo. Uma nova lei, de janeiro deste ano, proíbe que os postos de todo o estado forneçam combustível após o desarme do sistema automático das bombas.

A normativa nº 16.656/18, de autoria do deputado estadual Marcos Martins (PT), tem como objetivo preservar o meio ambiente da exposição do benzeno, composto presente na gasolina. Quando o limite da bomba é desrespeitado, os vapores do benzeno se desprendem da gasolina e são expelidos no ar. Além de contaminar o meio ambiente, a substância coloca em risco a saúde de motoristas e frentistas.

O tanque de combustível possui uma peça chamada cânister, cuja função é filtrar as emissões de vapor liberadas pelo veículo, evitando que gases tóxicos cheguem ao meio ambiente. “Se o tanque é inundado com gasolina em excesso, ela não consegue tratar os poluentes que são liberados”, explica o engenheiro Pedro Lion da Cobli, startup especializada em controle de frota, telemetria e roteirização.

Publicidade


Além do risco à saúde, a ação danifica o cânister, que precisará ser trocado com o tempo. Para piorar, as partículas de carvão ativo presentes na peça podem ser expelidas e sugadas pela bomba de combustível, provocando falhas ao chegar no sistema de injeção.

O benzeno está na Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos (LINACH), criada pelos Ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), Previdência Social (MPS), Saúde (MS) e divulgada pelo Diário Oficial da União.

 


VEJA TAMBÉM: OS DEZ CARROS MAIS ECONÔMICOS DO BRASIL EM 2017

Deixe sua opinião