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BMW inicia pré-venda de novo Série 3 no Brasil
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BMW inicia pré-venda de novo Série 3 no Brasil

Nova geração do Série 3 chega em versão 330i M Sport vendida por R$ 269.950, com entregas previstas para março

Redação

11 de fev, 2019 · 3 minutos de leitura.

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série 3
Nova versão tem visual evoluído em relação a anterior e faróis de laser
Crédito:Foto: BMW/Divulgação
série 3

A BMW começou a pré-venda da nova geração do Série 3 no Brasil. Por enquanto, apenas a versão 330i M Sport, de topo, está disponível. A tabela é de R$ 269.950 e tem direito a itens como faróis a laser. Em junho começará a venda do 330i Sport, a R$ 219.950. As duas versões vêm da Alemanha. O modelo apareceu pela primeira vez no Brasil durante o Salão de São Paulo.

O 330i é equipado com um 2.0 turbo de 258 cv e câmbio automático de oito marchas. O torque chega a 41 mkgf entregues a 1.550 rotações. Segundo a marca, o conjunto leva o sedã de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e à velocidade máxima de 250 km/h.

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A versão M Sport é a mais equipada da linha. O modelo traz o novo assistente pessoal da marca, acionado por comandos de voz. Basta o motorista chamar “Olá, BMW”, para que o assistente entre em funcionamento. O programa pode acionar equipamentos como regular o ar-condicionado e o GPS. O sistema, aliás, foi calibrado para entender o português brasileiro.

Série 3 mais equipado

O sedã também ganhou vários itens de comodidade e segurança na nova geração. O Driving Assistant Professional monitora o entorno do carro quando o veículo está em movimento. Ele emite alertas sobre proximidade de outros carros, mudanças de faixa não sinalizadas e colisão iminente na dianteira e traseira. O Reversing Assistant registra os últimos 50 metros percorridos pelo Série 3, e pode percorrê-los de volta, em marcha ré.

O motorista também pode monitorar o sedã à distância, por meio de um aplicativo. Além de localizar o carro, é possível ter acesso às imagens das câmeras do sistema de estacionamento.


A nova geração do Série 3 será produzida no Brasil a partir do segundo semestre. O modelo sairá da fábrica da marca em Araquari (SC).


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.