A Prefeitura de São Paulo lançou uma consulta pública para receber sugestões de novos locais para instalação de radares fixos na capital. A ação será feita com a Secretaria Municipal de Transportes e a Companhia de Engenharia de Tráfego, a CET. A consulta ficará aberta até abril por meio da plataforma Vida Segura, criada pela Prefeitura.
Durante esse período, os moradores da cidade poderão indicar até três locais onde acredita ser necessário um radar. Dentro da plataforma é possível também acessar um mapa com os acidentes de trânsito ocorridos entre 2015 e 2017. Também poderão ser consultados os locais onde já há fiscalização eletrônica.
“Essa participação da população é fundamental para mapear e trabalhar para reduzir a quantidade de acidentes no município”, afirmou o prefeito Bruno Covas.
Um estudo feito pela CET em 25 dos cruzamentos mais perigosos de São Paulo mostrou que em 80% deles houve redução dos acidentes após a instalação de fiscalização eletrônica.
Vida Segura
O programa Vida Segura da Prefeitura foi inspirado no Vision Zero, da Suécia. O modelo sueco foi criado em 1997 e já inspirou outros programas de segurança viária em várias capitais do mundo.