O mercado de carros de entrada, dominado pelos compactos, vai sofrer uma séria revolução neste ano. Novas gerações de modelos líderes, como o Chevrolet Onix e Prisma e o Hyundai HB20 (este último mais para uma reestilização severa), vão colocar no mercado opções de tecnologia e segurança que vão mudar o patamar do consumidor de base.
Um das mudanças, que nenhum carro vai conseguir escapar, é entrada obrigatória do controle de estabilidade em carros a partir do início de 2020. Então, até por escala, carros novos que chegarem ainda este ano terão o dispositivo, que já é obrigatório nos Estados Unidos há mais de 10 anos.
O ESP serve para não deixar o carro sair da trajetória em uma curva mais fechada ou em uma mudança brusca de direção.
Outra novidade mais tecnológica é que o Onix será o primeiro carro de entrada a ter internet 4G a bordo. Isso vai obrigar os concorrentes a correr atrás de colocar também o sistema, deixando os carros mais conectados. Um passo importante para o consumidor brasileiro ir se acostumando com a chegada de carros autônomos.
Tanto Onix quanto HB20 vão crescer de tamanho por dentro. Isso significa mais conforto para o motorista e passageiro. Isso, mais uma vez, sobe a régua dos compactos, deixando modelos menores como Nissan March e Fiat Uno, por exemplo, em grande desvantagem.
A turboalimentação de motores menores também é um caminho sem volta. Com a adoção deste tipo de motor no Onix e Prisma, líderes absolutos do mercado, as outras montadores terão que oferecer algo similar em breve para ter o mesmo nível de competição. Fiat, Ford, Nissan e Renault terão que correr atrás do prejuízo. Só mesmo a Volkswagen não tem o que temer com seu belo trabalho feito no 1.0 TSi.
Carros para comprar até R$ 80 mil
1/10
CITROËN C4 CACTUS FEEL - R$ 75.990
Na faixa de até R$ 80 mil, SUV são encontrados apenas com câmbio manual, mas se optar por sedã ou hatch, consumidor pode levar o automático no pacote
2/10
VOLKSWAGEN POLO HIGHLINE - R$ 75.820
Na faixa de até R$ 80 mil, SUV são encontrados apenas com câmbio manual, mas se optar por sedã ou hatch, consumidor pode levar o automático no pacote
3/10
JEEP RENEGADE 1.8 SPORT - R$ 79.990
Na faixa de até R$ 80 mil, SUV são encontrados apenas com câmbio manual, mas se optar por sedã ou hatch, consumidor pode levar o automático no pacote. CRÉDITO: FELIPE RAU/ESTADÃO
4/10
TOYOTA YARIS X-WAY - R$ 78.990
Na faixa de até R$ 80 mil, SUV são encontrados apenas com câmbio manual, mas se optar por sedã ou hatch, consumidor pode levar o automático no pacote
5/10
FORD ECOSPORT SE 1.5 - R$ 78.990
Na faixa de até R$ 80 mil, SUV são encontrados apenas com câmbio manual, mas se optar por sedã ou hatch, consumidor pode levar o automático no pacote
6/10
VOLKSWAGEN VIRTUS COMFORTLINE - R$ 77.330
Na faixa de até R$ 80 mil, SUV são encontrados apenas com câmbio manual, mas se optar por sedã ou hatch, consumidor pode levar o automático no pacote
7/10
CHEVROLET COBALT AT - R$ 78.590
Na faixa de até R$ 80 mil, SUV são encontrados apenas com câmbio manual, mas se optar por sedã ou hatch, consumidor pode levar o automático no pacote
8/10
HYUNDAI CRETA 1.6 ATTITUDE - R$ 78.990
Na faixa de até R$ 80 mil, SUV são encontrados apenas com câmbio manual, mas se optar por sedã ou hatch, consumidor pode levar o automático no pacote. CRÉDITO: FELIPE RAU/ESTADÃO
9/10
CHERY ARRIZO RXT - R$ 72.990
Na faixa de até R$ 80 mil, SUV são encontrados apenas com câmbio manual, mas se optar por sedã ou hatch, consumidor pode levar o automático no pacote
10/10
NISSAN KICKS S - R$ 74.990
Na faixa de até R$ 80 mil, SUV são encontrados apenas com câmbio manual, mas se optar por sedã ou hatch, consumidor pode levar o automático no pacote